Os vereadores de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, aprovaram na manhã desta quarta-feira (19) a mudança de nome da cidade que deverá ser grafada como Foz do Iguassu. O projeto, para virar lei, ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Paulo Mac Donald Gihsi.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o prefeito deve aprovar a mudança do nome da cidade. O prazo para o projeto ser sancionado é de 15 dias.
Em entrevista à rádio CBN, o vereador e autor do projeto Djalma Pastorello (PSDB) defendeu a nova grafia. "O nome original da cidade era com duplo "s". Em 1945 um acordo com a Academia de Letras de Lisboa e do Brasil propôs a mudança para "ç". Agora queremos retomar o nome de fundação", justificou. Ainda segundo Pastorello, a mudança para Foz do Iguassu também ajudará o turismo no município. Para ele o "ç" é uma barreira da língua para que estrangeiros consigam achar o site da prefeitura ou achar mais informações sobre a cidade nas páginas de busca.
O saldo final da votação contou com total oito votos a favor da mudança. Quatro vereadores votaram contra e um não votou porque estava de viagem.
INTERATIVIDADE