O Paraná vai ser sede da primeira unidade do Centro Tecnológico Demonstrativo de Modelos, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em todo o mundo. O centro será instalado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, junto a um escritório da FAO, e inicialmente terá a missão de dar visibilidade às mais diversas tecnologias produzidas na Região Oeste do estado.
A proposta, segundo o coordenador do Sistema de Gestão e Sustentabilidade da Itaipu Binacional, Erlon de Almeida, é identificar na região um conjunto de unidades produtivas de boas práticas em diferentes cadeias, incluindo preservação e conservação de solo, água, energias renováveis e agricultura. Parceiros como prefeituras, cooperativas, universidades e Emater serão convidados para escolher as unidades. Entre as referências da região estão a produção de mel, suínos, energias renováveis, gestão participativa de bacias e plantio direto.
A partir da catalogação, as unidades serão divulgadas para representantes de outros países visitarem a região. O interesse da FAO, de acordo com Almeida, é fortalecer a relação Sul-Sul, ou seja, entre América Latina, África, Ásia e Oceania. "Para nós, sediar uma unidade é dar visibilidade ao Paraná e à Região Oeste", diz.
Uma das tarefas do centro será compartilhar com outros países os potenciais da região, a fim de que outras pessoas e instituições tenham acesso às experiências paranaenses. Caberá à FAO auxiliar no processo de articulação para garantir a participação de representantes governamentais, com capacidade de decisão, e de entidades não governamentais. Os países parceiros terão acesso a tecnologias e atividades de capacitação.
A criação do centro foi anunciada no início de setembro, em Roma, pelo diretor mundial da FAO, o brasileiro José Graziano. A unidade deverá ser inaugurada em dezembro pelo próprio Graziano.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião