• Carregando...

PARIS - A França iniciou nesta segunda-feira a vacinação de mais de 300 mil gansos e patos contra a gripe aviária enquanto Níger se apresentou como o secundo país africano a registrar a ocorrência do vírus que vem se espalhando em velocidade sem precedentes. A campanha de vacinação na França começou pelo departamento de Landes, no sudoeste do país, uma das áreas consideradas de risco para a disseminação do vírus por aves migratórias.

Testes em patos domésticos de Níger resultaram positivos para a cepa H5N1 do vírus da gripe aviária, segundo informações da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). A gripe aviária também já foi identificada em aves domésticas da vizinha Nigéria. Às margens do Mar Negro, a Geórgia informou que encontrou a cepa H5N1 em cisnes selvagens, à medida que o vírus, que é endêmico em pássaros em partes da Ásia, se alastra pelo globo. No último mês, a presença do vírus em aves foi relatada por mais 18 países.

A especialista em gripe aviária OMSA, Ilaria Capua, afirma que a disseminação do vírus à população de aves selvagens significa que a situação na Europa é comparável a viver sob a ameaça de uma metralhadora.

- E a migração da primavera da África vai nos expor ainda mais - disse, referindo-se ao território europeu. Esta é a primeira vez na história que a gripe aviária vem se disseminando em aves selvagens - acrescentou a especialista.

O vírus já matou mais de 90 pessoas na Ásia e no Oriente Médio desde o fim de 2003. Mantém-se essencialmente como uma doença que acomete os animais e contraída pelos humanos apenas através do contato próximo com pássaros infectados. No entanto, teme-se que o vírus possa sofrer alguma mutação que lhe permita o contágio entre humanos, o que poderia estimular uma pandemia, causando a morte de milhões de pessoas.

A França é o principal produtor de aves domésticas na Europa e teve a presença do vírus H5N1 confirmada numa fazenda de perus na região leste do país. Foi a primeira fazenda européia a registrar o vírus. A propagação da gripe aviária poderia abalar a avicultura na França, avaliada em 6 bilhões de euros por ano.

O Japão cancelou as importações de aves domésticas da França devido à ocorrência do vírus na França e já ameaçou fazer o mesmo com a Holanda. A Holanda também planeja vacinar algumas de suas criações de aves e pássaros selvagens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]