Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
bahia

Francesa é encontrada ferida em praia da BA e internada em Salvador

Uma turista francesa de 61 anos está internada desde a madrugada de segunda-feira (11) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Ela foi encontrada no domingo (10) por moradores do entorno da praia Tacimirim, na Ilha de Boipeba, que pertenece ao município de Cairu, a 220 km da capital baiana, com ferimentos graves na cabeça e na orelha.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que a paciente foi submetida a uma neurocirurgia e permanece em coma induzido na unidade hospitalar na manhã desta terça-feira (12).

Segundo informações de Mauro Silva Gomes, dono da pousada onde a vítima estava hospedada, os moradores entraram em contato com ele por volta das 20h de domingo relatando o ocorrido. Ele acabou constatando que se tratava da cliente francesa. De acordo com Gomes, a mulher estava muito ferida, com a orelha cortada e sem a parte de baixo da roupa. "Ela não conseguia falar, destruíram a orelha dela, ela estava muito ensanguentada, jorrava sangue", lembra.

O dono da pousada relata que a turista foi levada para o posto de saúde de Boipeba e, em seguida, encaminhada de lancha até Valença, cidade próxima à Ilha. Uma ambulância foi cedida para que a mulher fosse levada até o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Segundo ele, a turista não foi atendida no local por falta de documentação. De lá, ela foi encaminhada na mesma ambulância para Salvador.

Já na capital baiana, Gomes conta que levou a turista a um hospital particular da cidade, que se negou a atender a vítima porque a mesma foi encaminhada em uma ambulância e estava sem a documentação de encaminhamento. Em seguida, a mulher foi levada para o HGE.

Segundo Mauro, o filho da turista francesa mora em São Paulo e já está em Salvador para acompanhar a mãe. Ele não foi localizado pelo G1.

"A gente não sabe o que aconteceu. Ela estava aqui sozinha desde a última quinta-feira e ia embora amanhã [quarta-feira]. Roubaram dinheiro e alguns pertences dela", diz o dono da pousada.

Polícia investiga - Segundo informações da coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Valença, Glória Isabel Santos Ramos, não há registro sobre o caso em nenhuma unidade policial que cobre a área, que são as delegacias de Cayru, Morro de São Paulo e Valença.

A coordenadora afirma que também não foi comunicada pela 33ª Companhia da Polícia Militar, que fica em Valença. Segundo ela, uma equipe da 5ª Coorpin foi encaminhada ao HGE, em Salvador, para começar a apurar se o caso é de roubo ou se a turista sofreu algum acidente.

Através de nota, a Polícia Civil da Bahia informou que a equipe da 5ª Coorpin, que está em Salvador, busca ouvir parentes, amigos e até a própria vítima para esclarecer se a mesma foi assaltada ou sofreu alguma queda.

Para a titular da Delegacia do Turista (Deltur), Marita Souza, as informações do caso ainda estão desencontradas. Segundo ela, o filho da francesa é esperado na unidade policial para registrar a ocorrência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.