Dom José Antônio Peruzzo, 54 anos, bispo de Palmas e Francisco Beltrão, no interior do Paraná, é o novo arcebispo de Curitiba. Ele sucede dom Moacyr José Vitti, que morreu em junho do ano passado, vítima de um enfarte. A decisão do papa Francisco de transferir o religioso foi comunicada ontem pela Nunciatura Apostólica do Brasil. Na mesma ocasião, dom Rafael Biernaski foi nomeado administrador da Arquidiocese de Curitiba.
O novo arcebispo é natural de Cascavel, nasceu em 1960 e foi ordenado padre em 1985. Foi nomeado bispo de Palmas e Francisco Beltrão pelo papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005 e está no comando da diocese desde 11 de dezembro de 2005. Tem mestrado e doutorado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Atualmente, dom José Peruzzo exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB.
O administrador arquidiocesano de Curitiba, dom Rafael Biernaski, diz que o novo arcebispo ficou surpreso e feliz com a nomeação. A posse formal será no dia 19 de março, em cerimônia a ser realizada na Catedral Metropolitana. "Possivelmente, de modo informal, ele passará pela cidade antes para dar encaminhamentos à organização da posse", diz.
Curitiba estava sem arcebispo desde junho de 2014, quando dom Moacyr morreu. Desde então, iniciou-se um processo de sucessão para a escolha do novo arcebispo. "A Nunciatura Apostólica verifica nomes junto à arquidiocese de Curitiba, junto ao colégio de consultores, em contato com bispos do Paraná e do Brasil. A partir desse levantamento, vários nomes indicados são enviados para o papa e ele escolhe e nomeia o arcebispo", explica.
Até a data formal da posse, Peruzzo continua no comando da diocese no interior do Paraná.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora