São Paulo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em entrevista à rádio CBN, que a corrupção só está mais aparente porque o governo está fiscalizando. Ao comentar em especial o caso da máfia das sanguessugas, Lula lembrou que a operação de superfaturamento de ambulâncias começou a ser desvendada por uma investigação da Polícia Federal.
Afirmou que como parte desse esforço para acabar com a corrupção o governo vem investindo no fortalecimento da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da República e ressaltou que já está em andamento uma transformação da máquina pública para assegurar uma maior eficiência no combate à corrupção.
O presidente destacou a necessidade de investigar sigilosamente esses crimes em um primeiro momento, para não "espantar as andorinhas". "Nós temos que fazer da forma que a polícia moderna faz. Fazer uma coisa sigilosamente para pegar a ninhada inteira. E ela está sendo pega", acrescentou.
Ainda durante a entrevista, Lula evitou confirmar se pretende ou não fazer a reforma da Previdência caso venha a ser reeleito nas próximas eleições. Durante a conversa, o presidente também afirmou que déficit da previdência é algo que foi programado no momento em que a Constituição de 1988 incluiu milhões de brasileiros no recebimento de benefícios. "O déficit brasileiro é um déficit do Estado brasileiro. É uma opção que a constituição de 1988 fez".
Mesmo assim, o presidente destacou esforços do governo federal para melhorar a eficiência do sistema previdenciário, como o recadastramento de beneficiários e a compra de 26 mil computadores para o INSS, e insistiu que a estratégia do governo de geração de empregos por si só será um fator importante para ajudar a amenizar o déficit previdenciário.
Lula também lançou sobre seus adversários políticos e "alguns governadores" a responsabilidade pela não conclusão da reforma tributária.
O presidente disse ter feito sua parte em 2003, quando conseguiu aprovar as mudanças relacionadas ao governo federal, apontou a necessidade de acabar com a pendência da redução de alíquotas de ICMS.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião