O trânsito está lento no Bairro Mercês, em Curitiba. Centenas de motoristas estão levando seus carros, motos e caminhonetes para receberem a tradicional benção dos freis capuchinhos, na Rua Manoel Ribas, em frente à Igreja das Mercês.
A benção começou por volta das 6 horas e os freis capuchinhos vão atender a população durante todo o dia. Até as 21h, carros, motos, caminhões e outros veículos dos curitibanos poderão receber a bênção na avenida Manoel Ribas e também nas ruas Tenente João Gomes da Silva, Alcides Munhoz e Júlio Perneta.
Ao todo, 30 frades participam das atividades da paróquia, que, além da bênção dos veículos, também estarão a disposição para a bênção de pessoas e confissões. As missas acontecem em oito diferentes horários (6h30, 8h30, 10h, 12h, 15h, 17h, 19h e 20h30). Para o frei Alvadi Marmentini, pároco da igreja, pedir por proteção para o ano é importante, mas a bênção não é mágica e depende da boa conduta dos motoristas no trânsito.
A tradicional bênção dos veículos na paróquia Nossa Senhora das Mercês começou há 56 anos, com o frei Nereu José Bassi. De acordo com Marmentini, as pessoas na época procuravam a igreja para pedir proteção contra a crença de que a primeira sexta-feira do ano dava azar.
Veja em vídeo a movimentação em frente à Igreja dos Capuchinhos na manhã de sexta-feira.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora