Uma frente fria influencia o tempo no Paraná e causará instabilidade no estado durante grande parte da semana. Deve chover até quinta-feira (21), de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. O inverno terá início na próxima quarta (20) e a previsão é de chuva forte no Centro-Sul e no Leste do Paraná. Também poderá chover forte na tarde desta segunda (18) e na terça (19).
Chove forte nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná desde a madrugada desta segunda-feira (18). Da meia-noite às 9 horas, o índice pluviométrico acumulado foi de 97,2 milímetros (mm) em Toledo, 83 mm em Cascavel e 96,8 mm em Santa Helena cidades localizadas no Oeste do Paraná. "Choveu quase o esperado para o mês inteiro. O normal varia entre 110 e 120 milímetros nessas cidades", afirmou o meteorologista Paulo Barbieri, do Instituto Tecnológico Simepar.
Em Curitiba e Guarapuava, no Centro-Sul, a temperatura deve variar entre 13ºC e 18ºC nesta segunda-feira. A mínima será de 18ºC em Maringá, no Noroeste, e a máxima de 23ºC.
A intensidade da precipitação deve diminuir na quinta (21). As temperaturas poderão cair a partir de sexta-feira, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. As mínimas devem cair entre 1ºC e 4ºC, em média, no Paraná.
Previsão para o inverno
O inverno começa na próxima quarta-feira (20) no Hemisfério Sul e a previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que o Paraná enfrentará uma estação "típica". Isso significa que as temperaturas e a quantidade de chuva devem ficar dentro das médias históricas, graças ao fato do período não ter influência nem do El Niño nem da La Niña, dois fenômenos meteorológicos que, respectivamente, aquecem ou resfriam as águas do Oceano Pacífico.
A meteorologista Ana Beatriz Porto, do Instituto Tecnológico Simepar, explica que o inverno terá pouca chuva, como é de praxe, mas, não ao ponto de atrapalhar as reservas de água potável e interferir no abastecimento da população. "Teremos vários dias consecutivos sem chuva", completou.
Durante os meses de julho e setembro, o frio chegará após a passagem de uma frente fria que trará chuva. "A falta de chuva acaba por aquecer a atmosfera. Teremos dias um pouco mais quentes e com a chegada da frente fria, haverá chuva. Em seguida, o frio", completa Ana Beatriz. Para ela, a característica desse inverno será também da passagem de frentes frias regulares, ou seja, uma a cada cinco a sete dias.
Segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, a região metropolitana de Curitiba terá temperatura mínima, em média, próxima de 9,5 ºC. "Isso não significa que não teremos temperatura próximas de zero grau, mas na média, as mínimas devem ficar em torno disso". A média de temperatura máxima, por outro lado, será superior a 20 ºC. "O inverno irá se caracterizar por uma grande variação de temperaturas (ao longo dos dias)", afirmou a meteorologista.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora