Uma frente fria que chegou ao Paraná nesta terça-feira (9) será responsável pela queda nas temperaturas nesta semana. A chuva já atingia as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná nesta manhã, e deve chegar às demais regiões do estado no período da tarde, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.
Na região de Curitiba, a redução da máxima poderá ser de até 10ºC na quinta-feira (11) em comparação com aquela que deve ser registrada nesta terça-feira. Nas outras cidades do estado, a redução irá variar entre 2ºC e 8ºC.
A frente fria também poderá ocasionar temporais no Paraná. Segundo o meteorologista Lisandro Jacobsen, do Instituto Tecnológico Simepar, há possibilidade de chuva e ventos fortes. "Quando ocorre o "encontro" de uma frente fria com altas temperaturas existe a possibilidade de temporais", explicou Jacobsen.
Nesta terça-feira (9), já foram registradas fortes rajadas de vento nas regiões Oeste e Noroeste. As cidades onde os ventos atuaram com mais força foram Paranavaí, Maringá, Guaíra, Palmas e Assis Chateaubriand. De acordo com o Simepar, por volta das 16h45, a frente fria já havia se deslocado para o centro do estado. A previsão é de que em cerca de duas horas a frente fria atinja a região Leste do estado.
De acordo com a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto, alguns municípios da região de Curitiba já registraram pancadas de chuva. É o caso de Lapa e Campo Largo.
Próximos dias O sistema se deslocou da região da Argentina e Paraguai para o Paraná, e seguirá para São Paulo na quarta-feira (10), quando ainda deve chover em todas as regiões do estado.
Na região do litoral deve garoar na quinta-feira (11). Em Curitiba, o tempo ficará nublado, mas não há previsão de chuva. As demais cidades do estado devem ter sol entre nuvens.
Na sexta-feira (12) e no sábado (13) a previsão é de sol entre nuvens em todas as regiões. Em comparação com quinta-feira (11) quando devem ser registradas as menores temperaturas dessa semana as máximas devem aumentar entre 1º e 5º no sábado.
Confira quais serão as temperaturas mínimas e máximas no Paraná.