Os dias de sol e céu aberto no Paraná devem mudar ainda nesta segunda-feira (5). Uma frente fria, que está no sul do país, se aproxima do estado e contribui para a formação de áreas de instabilidade nas regiões Oeste e Sudoeste. A partir da terça-feira (6), as pancadas de chuva devem se espalhar pelo estado. A tendência é de que o feriado da Independência seja chuvoso, condição que permanece até pelo menos a quinta-feira (8). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as temperaturas devem diminuir e há possibilidade de ocorrência de temporais durante a semana.
Nesta segunda-feira (5), o tempo amanhece estável em quase todo o estado, mas algumas cidades das regiões Oeste e Sudoeste podem registrar pancadas de chuva ainda pela manhã. Durante a tarde, a tendência é de que a precipitação avance para alguns pontos do Noroeste e Centro-Sul do estado. Segundo Vanessa DÁvila, técnica em meteorologia do Simepar, em alguns locais podem ocorrer pancadas de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento. "A chuva ocorre em áreas isoladas e as temperaturas seguem elevadas, com índices de umidade relativa do ar baixos no restante do estado", explica.
A umidade baixa deve ser sentida sobretudo nas regiões Noroeste e Norte do estado. Em Curitiba, por exemplo, o índice era de 28% no início da manhã desta segunda-feira (5). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a umidade é inferior a 30% o quadro é considerado preocupante. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. A tendência é de que o índice aumente com o avanço da frente fria ainda durante esta segunda.
Feriado com chuva
A partir de terça-feira (6), a frente fria já vai causar mudanças no clima de todo o estado. "Para as regiões Sul e Leste, há possibilidade de chuva a qualquer momento. No Norte e Noroeste, as pancadas são concentradas na tarde, que é o período de maior aquecimento. Além disso, há previsão para temporal em quase todo o estado, com exceção da região de Curitiba", explica Vanessa. Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem ficar mais amenas. Os registros das mínimas não caem tanto, mas a tendência é de que não haja uma variação grande para as máximas.
A frente fria deve seguir atuando durante o feriado, fazendo com que a quarta (7) e quinta-feira (8) sejam chuvosas em quase todo o estado. Para a quarta-feira (7), a previsão é de um quadro bastante instável, com nebulosidade elevada. O sol deve aparecer entre nuvens na região Oeste. Já na quinta-feira (8), o sol aparece em todo o estado, mas as pancadas de chuva voltam a ocorrer. Para o fim da semana, a tendência é de que a chuva diminua, mas as temperaturas não devem sofrer alterações.
Temperaturas
O início da semana em Curitiba é marcado pelo tempo estável e temperaturas elevadas, entre 13° C e 28° C. A partir da quarta-feira (7), a atuação da frente fria faz as temperaturas diminuírem. Até o fim da semana, os termômetros devem variar entre 9° C e 18° C, com ocorrência de pancadas de chuva no período. O mesmo quadro se repete em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Já no Litoral, os termômetros ficam entre 11° C e 29° C no início da semana. Com o feriado, a tendência é de que haja pancadas de chuva durante o dia, com temperaturas entre 13° C e 20° C.
Na região Oeste, a chuva já deve atingir algumas cidades nesta segunda-feira (5). Este é o caso de Foz do Iguaçu e Cascavel, onde estão previstas a ocorrência de trovoadas. Nas cidades, as temperaturas ficam elevadas, mesmo com a chuva, marcando entre 17° C e 29° C. Para o feriado, há uma queda nos termômetros, que devem marcar entre 12° C e 21° C, ainda com a ocorrência de pancadas de chuva.
Em Maringá, no Noroeste, e Londrina, no Norte, a chuva deve chegar na terça-feira (6). Até lá, os termômetros ficam entre 18° C e 32° C na região. A partir da quarta-feira (7), as temperaturas diminuem, ficando entre 13° C e 27° C, com a possibilidade de ocorrência de chuvas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião