Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempo

Frente que causou chuva se afasta e massa de ar traz frio de volta ao PR

Os 93,6 milímetros de chuva que cairam no fim de semana em Curitiba foram o equivalente a 78% do que estava previsto para o mês de setembro. A informação é do Instituto Tecnológico Simepar, divulgada nesta segunda-feira (23). A previsão para os próximos dias é de que a frente fria que causou a chuva deixe o estado aos poucos e uma massa de ar polar passe a influenciar o tempo. Com a mudança, os termômetros registram queda nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Centro Sul do Paraná.

Tarcísio Valentin da Costa, meteorologista do Simepar, aponta que a cidade na qual houve o maior registro de chuva no último fim de semana foi Guarapuava, com 142,8 milímetros (84% do previsto para o mês). Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, houve precipitação de 98,8 milímetros, o equivalente a 73% do previsto para setembro pela média histórica. A chuva atingiu também o Litoral, com 121,2 milímetros em Antonina nos dois dias.

Costa diz que nesta segunda e terça ainda deve chover em alguns pontos do estado, mas com intensidade muito menor. "Hoje ainda o tempo fica estável, com muita nebulosidade, e a chuva vai de centro para o norte do estado. Chuvas fracas podem ocorrer em diversas regiões. Para amanhã, o tempo na região leste [Curitiba], e na divisa com sudeste, melhora e não há previsão de chuva significativa, apenas garoas."

As mínimas começam a baixar e a quarta-feira (25) deve ser o dia mais frio da semana, com mínima de 7ºC em Curitiba. Na faixa que vai de Palmas a Guarapuava, as mínimas devem ficar próximas de 2ºC. Ponta Grossa começará a quarta com 6ºC, Londrina com 7ºC, Maringá com 8ºC e Cascavel com 6ºC.

Ao longo do dia, o sol deve aparecer em todas as regiões do estado, o que faz as máximas subirem até perto da casa dos 20ºC. Na capital, o teto na quarta será de 17ºC e Ponta Grossa deve atingir os 18ºC. Londrina chega aos 23ºC e Cascavel alcança 19ºC de máxima.

Primavera

A primavera começou oficialmente neste domingo (22) e deve ser uma estação típica, conforme previsão do Simepar. Costa diz que se trata de um momento de transição, do inverno para o verão, e por isso costuma haver mudanças muito bruscas nas condições meteorológicas. Na média, as temperaturas devem aumentar gradativamente, assim como as chuvas.

"Na primavera vai predominar a irregularidade nas chuvas. Teremos tanto condições para temporal, como para alguns períodos sem chuva. Também ocorrem aquelas chuvas que atingem só algumas cidades, ou mesmo apenas algumas faixas. No fim da estação, espera-se que chova próximo à média. A principal característica é que varia rápido, é uma estação de transição."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.