Maringá e Foz do Iguaçu Um homem foi encontrado morto em uma rua central de Sarandi (a 2 quilômetros de Maringá), na manhã de ontem. O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender Romildo Alves dos Santos, 46 anos, localizado morto por volta das 7 horas, na calçada da Rua Salvador Jordano, ao lado de sua bicicleta. Embora a determinação da causa dependa de exames, bombeiros informaram que o frio foi provavelmente o motivo da morte.
A Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou 10,8°C como temperatura mínima na madrugada de ontem na região. A vítima foi encontrada sem sinais de violência e familiares comentaram que ele costumava dormir na rua. A previsão para hoje é de temperatura entre 9°C a 22°C na região.
Além da morte registrada em Sarandi, outra conseqüência do frio que atingiu todo o Paraná na madrugada de ontem é o prejuízo à agricultura. Segundo Arthur Bittencourt Filho, da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), a geada prejudicou a pastagem, o feijão e as hortaliças na região de Guarapuava, onde os termômetros marcaram -0,6ºC, a temperatura mais baixa do estado. "Mas ainda é difícil fazer uma avaliação do estrago", completou.
Segundo Filho, a ocorrência de geadas nesta época é comum na região. Outros municípios atingidos no Sul foram Entre Rios (1,2ºC), Pinhão (1,6ºC), Palmas (2,0ºC) e Pato Branco (3,8ºC).
Na Região Oeste, as temperaturas variaram entre 5ºC e 7ºC. Em Foz do Iguaçu, os termômetros registraram 7,7ºC e em São Miguel do Iguaçu, 5,4ºC. As lavouras de milho dos dois municípios podem ficar comprometidas caso o frio continue na próxima semana e ocorram geadas. A engenheira agrônoma da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Foz do Iguaçu, Lúcia Cação, disse que as primeiras colheitas de milho estão previstas para começar nos próximos 15 dias em áreas precoces. Mas os agricultores que plantaram o grão em fase tardia correm o risco de perder o plantio se forem registradas geadas e não chover.
Em Curitiba, a temperatura mínima foi de 7,3ºC. Segundo o Simepar, o frio deve continuar em todo o estado até quinta-feira. A queda de temperatura, comum nesta época do ano, foi provocada pela entrada de uma massa de ar polar vinda da Argentina.