Os paranaenses terão uma semana de frio pela frente. Uma massa de ar frio avança pela Região Sul e já influencia a queda das temperaturas no Paraná. As mínimas caíram, em média, cerca de 3ºC em relação à semana passada. A temperatura mais baixa do estado nesta madrugada foi registrada em Palmas, no Sul do estado, onde os termômetros marcaram 7ºC. Em Curitiba, a mínima foi de 10,9ºC, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.
A previsão do instituto é de que as mínimas serão ainda mais baixas nesta terça-feira (17). A massa de ar frio chegará ao Paraná e pode haver queda de 2ºC nas temperaturas, em média. Pode gear nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Central do Paraná na terça.
A massa de ar frio segue em direção ao Oceano Atlântico ao longo da semana e as temperaturas devem aumentar a partir de sexta-feira (20).
O meteorologista Reinaldo Kneib, do Instituto Tecnológico Simepar, explicou que o céu deve ficar encoberto nesta semana. As temperaturas não devem subir no início na tarde, como ocorreu nos dias anteriores, e por isso a sensação de frio deve ser maior. O vento também contribui para a diminuição da sensação térmica.
"Pode garoar na região de Curitiba e do litoral no início das manhãs e também nos períodos da noite", afirmou Kneib.
Recorde de temperatura
A madrugada mais fria do ano no Paraná foi registrada em 3 de maio. Os termômetros marcaram 2,8ºC em Guarapuava, na região Centro-Sul, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.
Além disso, houve geada fraca na madrugada de 5 de maio em Palmas e General Carneiro, no Sul do estado, e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná.