Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
demora do calor

Frio bate 4,5°C no Sul do PR e manhãs geladas continuam ao longo da semana

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
(Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

As temperaturas em todo o Paraná voltam a indicar um dia de muito sol na parte da tarde, mas nas manhãs e noites ainda sopram ventos frios sobre os curitibanos e os cidadãos das regiões Sul-Litoral. A primavera chegou tímida na capital e nessas áreas, puxada por um dos invernos mais intensos dos últimos anos, mas a tendência é de aquecimento gradual, com possibilidades de pequenos veranicos a partir do próximo mês. Nas demais regiões do estado, os termômetros batem altas expressivas e seguem registrando 20° C e 30° C.

No Sul, as menores temperaturas registradas nesta terça-feira (27) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram em General Carneiro (4,5° C) e Telêmaco Borba (7,9° C). Durante a noite, quando ainda há similaridades com o inverno nessa região, a média da temperatura ficou em 11° C em Curitiba e 14° C nas cidades do Sudoeste.

Durante o dia, as máximas na capital e nos Campos Gerais ficam em 24° C. Em Paranaguá e Matinhos, também; e em Pato Branco, 27° C. Já o Norte, que amanheceu com valores superiores a 15° C, novamente terá um dia de temperaturas próximas dos 30° C. Em Jacarezinho, os termômetros podem bater a marca de 28° C. Em Paranavaí e Umuarama, 33° C.

A semana sem chuvas também está sendo marcada pela amplitude térmica. Em Curitiba, nesta segunda-feira (26), a temperatura variou entre 9° C e 23° C. Hoje [terça], deve ficar entre 11° C e 24° C. O clima também variou entre uma margem muito grande ao longo da segunda em Francisco Beltrão (7,3° C a 27,6° C), Santa Helena (9,8 °C a 29,9 °C) e Palotina (9,2° C a 30,9° C), provocando suspiros em quem não levou casaco ou não tirou o pijama debaixo da blusa de lã.

O fenômeno deve se repetir nesta terça e também na quarta-feira (28), o que pode gerar algumas complicações de saúde, como resfriados e imunidade mais baixa, aumentando o risco de doenças. Segundo o Simepar, a massa de ar estável que cobre a região se afasta para o mar e perde força ao longo da semana, provocando nova nebulosidade. No entanto, a previsão é de mais sol para os períodos da tarde.

Nesta quarta, o clima varia entre 7° C e 24° C na capital, 12° C e 29° C em Apucarana, 14° C e 30° C em Cascavel e 15° C e 31° em Maringá. Não há possibilidade de chuva.

Eleição chuvosa?

Segundo o Simepar, o final de semana deve ser chuvoso em todo o Paraná, com as formações precipitando já na sexta-feira (30) em toda a faixa Oeste, que vai de Foz do Iguaçu a Campo Mourão. No sábado (1°.), a previsão é de pancadas também na região central e na faixa Leste. O domingo de eleições municipais também pode amanhecer chuvoso.

“Existe a previsão da formação de um novo sistema chegando da região Oeste na sexta-feira (30). Dessa vez, as chuvas já serão mais gerais, chuvas em forma de pancadas, e devem alcançar todas as regiões do estado”, explica a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar.

Segundo ela, as temperaturas devem dar uma baixada por causa das nuvens e essa diferença alcança as máximas. “As áreas do interior, onde costumeiramente já são mais quentes, devem permanecer assim, mas a diminuição das máximas pode gerar a sensação de frio em Curitiba e região, por exemplo, com menos intensidade de sol”, explica. Em Curitiba, a máxima de sábado é de 19° C. Em Guarapuava, 24° C, e no Litoral, 22° C.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.