Demorou mais de um mês após o início da estação para que o outono começasse a ter “cara de outono” no estado. Ao longo das últimas semanas, o sol e temperaturas elevadas prevaleceram em todo o Paraná. A partir do início desta semana, as temperaturas já começaram a baixar e devem despencar entre quarta-feira (27) e quinta-feira (28), com possibilidade de temperaturas abaixo de 0ºC e registro de geada e em algumas localidades do estado, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.
Na quinta, que segundo o Instituto Simepar deve ser o dia mais frio da semana, as temperaturas mínimas devem chegar a 1ºC negativo em Palmas, 0ºC em General Carneiro e 1ºC em Guarapuava e Pato Branco, por exemplo. Curitiba deve registrar 4ºC. “É a primeira massa fria significativa do ano”, afirma a meteorologista Vanessa D’Ávila.
Nesta terça-feira, as temperaturas caíram pela manhã. A menor registrada pelo Simepar foi em Lapa, com 13,7ºC. Na capital do estado, os termômetros registraram 15ºC. Mas vale um alerta: no período da noite desta terça o frio deve ser mais intenso. “Vamos registrar temperaturas mais baixas durante a noite”, avisa Vanessa.
A previsão é de que sexta-feira continue fria e no sábado ocorra uma elevação nas temperaturas, com Curitiba registrando mínima de 9ºC, por exemplo.
O calor atípico para este período do ano e que que até então predominava no Paraná foi registrado por causa de um bloqueio atmosférico que não permitia a instalação de massas frias no Paraná.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora