Os leitos do abrigo da Fundação de Ação Social (FAS), em Curitiba, foram todos ocupados e o local atendeu mais pessoas do que a capacidade, entre a noite de domingo (26) e a manhã desta segunda-feira (27), quando foi registrada a menor temperatura da capital no ano: 0,2° C. Segundo a assessoria da FAS, o abrigo, localizado no centro de Curitiba, tem capacidade para 250 pessoas, mas foram atendidas 298 pessoas. A procura deve aumentar, já que a previsão para terça-feira (28) é de ainda mais frio e de que, por volta das 17 horas, o movimento de interessados na pernoite no local já era alto. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os termômetros podem chegar a -1° C na capital.
O abrigo recebe homens e mulheres para pernoite e oferece banho, cama e refeição. Há dois modos de conseguir a vaga: algumas pessoas são recolhidas das ruas pelos próprios agentes de resgate social enquanto outras procuram o abrigo espontaneamente. Na noite de domingo, ninguém deixou de ser atendido: quem chegou quando não havia mais camas disponíveis foi acomodado em colchões espalhados pelo chão. Além disso, a FAS tem outras 50 vagas em um outro abrigo, que também foram preenchidas.
Para continuar atendendo, a FAS aceita a doação de cobertores e roupas, principalmente. Mais informações sobre como doar podem ser obtidas pelo telefone 156 ou Disque-Solidariedade.
Previsão
Segundo o Simepar, a temperatura mínima em Curitiba, de 0,2° C, foi registrada pela manhã desta segunda-feira (27), por volta das 7h30. Durante a madrugada, os termômetros marcaram em torno de 1,4°C. A previsão é de que o frio se intensifique nesta terça-feira (28), com mínimas de -1°C em Curitiba, com possibilidade de geada.
O frio deve continuar intenso em todo o estado na terça-feira (28). Segundo o Simepar, uma área de instabilidade deve passar pelo estado a partir da quarta-feira (29), trazendo chuvas e elevando um pouco as temperaturas. Em Curitiba, por exemplo, as mínimas devem chegar a 4°C.
Frio no Paraná
Uma massa de ar frioderrubou as temperaturas no Paraná nesta segunda-feira (27). Os termômetros marcaram -3,4ºC no distrito de Entre Rios, na região de Guarapuava, no Centro-Sul do estado, na madrugada desta segunda-feira (27). Essa foi a temperatura mais baixa do ano no Paraná, de acordo com o Simepar. Houve registro de temperaturas negativas também em Ponta Grossa, Cascavel, Assis Chateaubriand, Palotina, Toledo, Clevelândia, Palmas, São Mateus do Sul, Ivaí, Fernandes Pinheiro, Lapa, Pinhais e Campo Mourão.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião