O inverno rigoroso bateu à porta do paranaense nesta semana. A temperatura caiu em todo o estado e na capital a temperatura mínima foi de 8,7ºC no dia de ontem. No sábado e no domingo os termômetros chegaram a 3,9ºC, a marca mais baixa do ano. Já no Leste e no Centro-Sul do estado, a chuva e o vento trouxeram uma sensação de frio ainda maior.
Segundo o Instituto Simepar, as temperaturas continuarão baixas em algumas regiões em função da presença de uma área de instabilidade no estado. A chuva, apesar de fraca, volta a aparecer hoje em Curitiba e Paranaguá, entre outros municípios. A partir de amanhã, o sol começa a predominar no estado e o tempo fica mais seco. Em Curitiba, a máxima prevista para hoje é de 14ºC e a mínima, de 7ºC. Em Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, deve gear na manhã desta quinta-feira. Em Guarapuava, a mínima prevista para amanhã é de 2ºC.
Como não é possível fugir do clima e ficar em casa, debaixo das cobertas, o jeito é se preparar para aproveitar a estação mais gelada do ano. Vejas a seguir algumas dicas para enfrentar o frio com saúde e bom humor.
* * * * *
Atividade física
O educador físico da Academia Moby Dick Luiz Sérgio Adriano Júnior recomenda praticar exercícios de três a quatro vezes por semana. Algumas atividades são mais indicadas:
Natação
Trabalha a respiração, desenvolve a capacidade aeróbica e a musculatura do diafragma. Com a natação, as crises respiratórias, em pessoas que apresentam problemas, tornam-se menos recorrentes. O esporte é indicado inclusive para crianças na época de frio.
Spinning
Exercício indicado no inverno porque, além de estimular o corpo a gastar bastante caloria, é uma atividade aeróbica que produz muito calor, propícia para os dias gelados. Aumenta a resistência muscular de membros inferiores.
Musculação
Contribui para a aquisição de massa muscular e para o trabalho mais eficiente do metabolismo. Favorece a queima de calorias e o aquecimento do corpo. É bom lembrar que é importante contar com acompanhamento profissional.
* * * * *
Alimentação
A nutricionista da academia Moby Dick, Carolina Vasconcellos Pereira, dá dicas para se alimentar bem neste inverno:
Água
Tome muita água mesmo que não esteja com sede. No inverno o corpo necessita tanto do líquido como no verão. A dica é beber de 1,5 a 2 litros ao dia.
Chá
Quem gosta de chá pode substituir a água pela bebida. Chá verde, mate, de ervas naturais e camomila são os mais indicados.
Frutas
Coma pelo menos três frutas ao dia e salada nas refeições.
Peso
Para não ganhar uns quilinhos a mais, a dica é usar leite desnatado no fondue e no chocolate quente. As sopas, bastante apreciadas no inverno, podem ser feitas com legumes, folhas e carnes magras.
Vitamina C
Tome pelo menos um copo de suco de laranja ao dia e consuma manga ou acerola para aumentar a imunidade.
* * * * *
Pele
A médica dermatologista Carla Góez Perez, autora do livro Beleza Sustentável, ensina a cuidar da pele e mantê-la bonita nesta estação:
Filtro solar
Mesmo no inverno, é importante usar sempre o filtro solar e bons hidratantes diariamente. Os produtos precisam ser adequados ao tipo de pele: quem tem pele oleosa, por exemplo, podem utilizar oil-free ou substâncias em gel. Pessoas com pele seca devem optar por produtos em creme, que além de proteger a pele das agressões, ainda hidratam e garantem uma aparência mais bonita.
Crianças
É muito importante usar sabonetes líquidos e neutros, como de glicerina, secar bem os pés, dedos e a virilha, além de evitar banhos muito quentes e prolongados. A temperatura ideal é de cerca de 35°C.
Roupas
Para aquecer o corpo, tanto de crianças quanto de adultos, use camisetas de algodão por baixo do pijama e de preferência escolha fibras naturais, não sintéticas.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; acompanhe o Entrelinhas
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião