Com as temperaturas em queda, o que tende a subir é o número de calorias ingeridas nas refeições. É realmente difícil resistir aos pratos típicos da estação, como fondues, feijoadas, sopas cremosas ou bebidas tradicionais do frio a exemplo de vinhos e chocolate quente. No entanto, quem é capaz de não ceder às tentações consegue, além de manter a forma, perder alguns quilinhos.
A explicação é simples. De acordo com a nutricionista Denise Campos, do Hospital das Clínicas de Curitiba, ao mesmo tempo em que no inverno é mais fácil ganhar peso, devido ao aumento do apetite e da alimentação mais calórica, quem fizer uma dieta leve e equilibrada tende ao emagrecimento. "Isso ocorre porque o gasto de energia vai ser maior enquanto a ingestão de calorias se mantém a mesma", afirma ela.
A nutricionista explica que no inverno as pessoas sentem mais fome porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal em torno de 36ºC. Como em dias frios a diferença entre a temperatura ambiente e a corporal é grande, a necessidade energética do organismo chega a ser 20% a 30% maior do que em dias de calor. O problema é que essa energia é encontrada em alimentos calóricos como pães, massas, chocolate e outras delícias que geralmente são o pesadelo de quem luta para manter a forma.
É natural também que no frio as saladas e frutas fiquem meio esquecidas, mas é importante não deixar de consumi-las. Segundo Denise, é possível manter esses alimentos na dieta, porém de maneiras alternativas. "Quem não quiser comer legumes e verduras ao natural pode optar por fazê-los refogados. Outra opção são as frutas secas, como passas, damasco ou banana."
A nutricionista Deise Mendonça, da UFPR e do Departamento Nutricional do Centro de Diabete de Curitiba, alerta também para a importância da hidratação. Ela explica que, apesar de as pessoas não perderem tanto líquido por meio do suor, como ocorre no verão, no inverno também é preciso manter o corpo hidratado. "É fundamental a ingestão líquidos. Recomenda-se dois litros por dia. É claro que a pessoa não precisa tomar somente água. Pode-se substituí-la por bebidas mais apropriadas ao clima frio, como café e chá. Se tomados com adoçante, esses produtos não representam alteração na dieta."
Segundo Fernanda Fernandes, gerente nacional do grupo Vigilantes do Peso, não há alimento que deva ser excluído da dieta de quem está tentando perder peso, pois todos têm nutrientes variados e uma função específica. É importante também consumir alimentos que contenham vitamina C, como cítricos (laranja e limão), morango, tomate, pimentão, entre outros. "Todas as vitaminas são importantes para que o organismo esteja imune a vírus que atacam quando a resistência está baixa. No Vigilantes, a gente sempre diz que é preciso comer bem e variado para estar no peso ideal e feliz."
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora