Hoje será o dia mais movimentado na Rodoferroviária de Curitiba antes do ano-novo. O número de passageiros que embarcam deve igualar o do dia 23 deste mês: serão 29 mil. Ao longo da semana, mais de 100 mil pessoas devem sair da cidade em ônibus para passar a virada de ano no Litoral, no interior e em outros estados. No dia 31, o movimento fica perto da média diária do restante do ano, com 15 mil pessoas.
O Litoral do estado é o principal destino, representando 42% dos embarques. Na sequência, as praias catarinenses somam 22% e as cidades do interior do Paraná, 16%. Metade dos 20% restantes devem cruzar o limite interestadual com sentido à capital e ao interior de São Paulo. Para atender à demanda, foram colocados 947 ônibus extras.
A preferência de quem vai viajar de carro também é o Litoral. O trecho da BR-376 entre Curitiba e Garuva receberá o maior fluxo de veículos em direção às praias, com picos que podem chegar a 4 mil veículos por hora cinco vezes mais que a média diária. Essa é a situação que o motorista deve encontrar das 16 às 22 horas de hoje e das 9 às 13 horas de amanhã. Cerca de 120 mil veículos devem fazer este trajeto até o dia 1.º. Historicamente, a movimentação na BR-376 fica em torno de 30% acima da BR-277. Hoje 33 mil veículos devem sair com sentido ao Litoral pelo trecho que liga a capital a Paranaguá e 31 mil, amanhã. O tráfego será intenso entre as 8 e as 18h, com mais de 2,5 mil veículos por hora, e alto até as 22 horas, em torno de 1,3 mil. Depois da virada do ano, o fluxo é maior no sentido contrário. Para o retorno do feriado, são esperados 25 mil veículos no sábado e 33 mil no domingo.
Em torno de 65% do fluxo esperado nos trechos sob concessão da Rodonorte que incluem a BR-376 entre Apucarana e Campo Largo deve se direcionar a Curitiba. A maioria dos veículos deve passar pelos limites da cidade também com sentido ao Litoral. A movimentação deve girar em torno dos 90 mil veículos por dia hoje e amanhã. O trânsito estará intenso das 7 às 18 horas de hoje e das 15 horas e 19 horas de amanhã, quando pode chegar a 7 mil veículos por hora. Na volta está previsto o máximo de 140 mil carros ao longo do domingo.
Interior
No Norte do estado a maior movimentação ocorre nas saídas de Maringá para Londrina e para Paranavaí, na BR-376 e na PR-444, respectivamente. O pico deve acontecer hoje, com 60 mil veículos, pouco mais que a média do restante do ano, de 50 mil. No domingo, a volta do feriado não deve sair do normal. O fluxo na BR-277 entre Foz do Iguaçu e Guarapuava varia entre 30 e 45 mil veículos por dia de hoje até domingo.