A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou na tarde desta quinta-feira (8) a morte de um índio da etnia Munduruku, após conflito com policiais federais no Rio Teles Pires, na divisa de Mato Grosso com o Pará. O confronto, que deixou feridos seis índios e dois policiais, aconteceu na quarta-feira, quando os policiais destruíram balsas usadas na extração ilegal de ouro de dentro da reserva, atividade que teria a participação de lideranças indígenas.

CARREGANDO :)

Segundo Rainery da Silva Quintino, coordenador da Funai em Jacareacanga (PA), uma equipe de Saúde Indígena havia se deslocado para a área de conflito levando um caixão para o transporte do corpo. Ainda segundo Quintino, o índio Adenilson Krixi, de 28 anos, foi atingido por quatro tiros no peito e um na cabeça. Desde a quarta, ele era dado como desaparecido.

"Hoje pela manhã, o corpo dele apareceu boiando no rio (Teles Pires)", afirmou Quintino.

Publicidade

Desde o início da semana a PF realiza na região uma das etapas da "Operação Eldorado", que investiga um esquema de extração ilegal de ouro nas reservas dos mundurukus e caiabis. Entre os acusados, estão lideranças indígenas.

Dois índios feridos no confronto foram levados para o Pronto-Socorro de Cuiabá. A diretoria do hospital informou que eles foram feridos na perna e no braço, e não correm risco de vida. Ainda hoje, eles seriam encaminhados para o setor de ortopedia, para avaliar a necessidade de se realizar cirurgias.