O Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Tecnologia da Informação do Paraná (SINDPD-PR) anunciou que os profissionais que atuam na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) vão entrar em greve a partir da próxima terça-feira (17). A decisão foi tomada em assembleia da última quinta-feira (5).
A paralisação de cerca de 1,2 mil trabalhadores da categoria não irá afetar o funcionamento dos sistemas operados pela Celepar, como da Central de Leitos, Detran-PR e Instituto de Identificação, mas qualquer possível manutenção dos sistemas ficará comprometida. Segundo a diretora administrativa do sindicato, Marlene Fátima da Silva, essa foi a única saída após rodadas de negociações frustradas com a direção da Celepar.
Reivindicações
Entre outros itens, de acordo com a Comissão de Empregados da Celepar, o SINDPD-PR reivindica reajuste salarial de 10,82%, que soma inflação de 5,82% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre maio de 2013 e abril de 2014 e mais aumento real de 5%.
Os trabalhadores também pedem reajuste de 11,64% do auxílio alimentação, corrigido pelo IPCA do mesmo período, mas pelo cálculo do subgrupo "alimentação fora do domicílio". Além de aumento de 11,27% para o auxílio educação infantil, corrigido pelo IPCA, e reajuste do abono de férias, que não foi corrigido em 2012 e 2013.
De acordo com Marlene, a direção da Celepar ofereceu apenas 6,28% de reajuste no salário e de 11,17% no auxílio alimentação, desconsiderando as outras reivindicações da pauta, que tem 26 itens.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Celepar e, até a tarde desta quarta-feira (11), aguarda uma posição.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora