São Paulo O sindicato que representa os aeroportuários decidiu suspender o movimento de greve e a paralisação programada para amanhã. A decisão foi anunciada pelos dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) após uma reunião com a direção da Infraero, a estatal que administra os aeroportos do país.
A proposta de pôr fim à greve será debatida em assembléias marcadas para a próxima sexta-feira. A tendência, porém, é a de não dar continuidade às manifestações.
"Decidimos aceitar a proposta da Infraero e isso suspenderá o movimento de greve. Vai acontecer uma assembléia na sexta-feira para votar a proposta", afirmou o secretário-geral do Sindicato dos Aeroportuários, Samuel José dos Santos.
Caso não houvesse o acordo, a paralisação iria atingir serviços como segurança, limpeza, manutenção e fiscalização de pátios de aeronaves, além de serviços administrativos ligados à empresa, que são as funções desempenhadas pelos aeroportuários.
Proposta
Esse movimento não envolve os aeronautas (comandantes e comissários de vôo) e os aeroviários (funcionários e prestadores de serviços das empresas aéreas).
A proposta da Infraero contempla principalmente quatro pontos: reajuste de 6% retroativo a maio, dois padrões de promoção para a categoria e a decisão de não retirar os benefícios dos trabalhadores. Está prevista ainda a contratação de 1.800 trabalhadores para a substituição de terceirizados.
Custo maior
A reivindicação inicial dos trabalhadores era de 33% de recomposição de perdas e a elevação do vale-refeição.
A Infraero acenava com um reajuste de 4%.
As propostas foram apresentadas ontem aos trabalhadores pelo presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, numa reunião em Brasília, na sede da estatal.
Se a categoria ratificar a aceitação da proposta, a Infraero passará a gastar R$ 28 milhões a mais, por ano, incluídos nesse valor não apenas o reajuste, mas também promoções e aumento no valor do vale-refeição.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora