• Carregando...

Os funcionários da Justiça Federal e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pararam os trabalhos por duas horas na tarde desta quarta-feira (29). Em Curitiba, a manifestação aconteceu na frente ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, e contou com a participação de cerca de 300 funcionários.

A adesão chegou a 70% dos funcionários paranaenses da Justiça Federal. Em Londrina (Norte) e Ponta Grossa (Campos Gerais) a paralisação foi de 24 horas, enquanto que em Curitiba, Paranaguá (Litoral) e Maringá (Noroeste), o protesto durou duas horas.

Em nota oficial, a direção do Foro da Justiça Federal no Paraná informou que os serviços não foram prejudicados de modo significativo. No TRE, não houve adesão perceptível, segundo informou sua assessoria.

A principal reivindicação é para que o Plano de Cargos e Salários da categoria volte a tramitar na Câmara dos Deputados, em Brasília. O plano foi elaborado há cerca de um ano e meio e está desde 23 de fevereiro parado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Os servidores também pedem a aprovação sem cortes do plano. Segundo dirigentes do Sinjuspar, sindicato que representa a categoria no estado, a redação original do documento está sendo alterada, com o corte de alguns benefícios. A paralisação também visa chamar a atenção para as perdas salariais da categoria. O último reajuste, de 1%, foi concedido em 2003. De acordo com o coordenador do Sinjuspar, Jair do Nascimento, atualmente as perdas ultrapassam os 100%. A categoria decidiu pedir um índice de 15%. No estado, o plano beneficiaria cerca de 7 mil servidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]