Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paralisação

Funcionários da Sanepar decidem acabar com greve

Os funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em greve há uma semana, decidiram em assembléia, nesta terça-feira (19) à tarde, voltar ao trabalho a partir desta quarta-feira (20). A decisão vale para os servidores de Curitiba, região metropolitana, Cascavel e cidades das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os trabalhadores de outros municípios devem realizar assembléias na quarta, para decidirem se terminam ou não a greve.

Segundo o coordenador da União dos Sindicatos dos Trabalhadores da Sanepar (USTS), Gerti José Nunes, os servidores decidiram esperar a reunião com o Ministério Público do Trabalho, marcada para segunda-feira (25), já de volta ao trabalho. Para Nunes, a proposta apresentada pela Sanepar na última quinta-feira (14) é a melhor opção dos servidores. Os grevistas já haviam recusado a mesma proposta.

Na segunda-feira (18), a Sanepar entrou com ação de dissídio coletivo no Ministério Público e protocolou pedido de retirada da proposta de reajuste salarial oferecida aos trabalhadores. A proposta rejeitada pelos trabalhadores previa reajuste escalonado variando entre 3,77% e 11,56%, dependendo da faixa salarial, além de manutenção do auxílio alimentação e outros benefícios sociais.

Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 20% referente a perdas da categoria anteriores a 2003. A paralisação começou no dia 11 e se espalhou por todo estado no dia 13. Desde a semana passada, o serviço mais afetado da Sanepar foi a leitura de hidrômetros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.