Os funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em greve há uma semana, decidiram em assembléia, nesta terça-feira (19) à tarde, voltar ao trabalho a partir desta quarta-feira (20). A decisão vale para os servidores de Curitiba, região metropolitana, Cascavel e cidades das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os trabalhadores de outros municípios devem realizar assembléias na quarta, para decidirem se terminam ou não a greve.
Segundo o coordenador da União dos Sindicatos dos Trabalhadores da Sanepar (USTS), Gerti José Nunes, os servidores decidiram esperar a reunião com o Ministério Público do Trabalho, marcada para segunda-feira (25), já de volta ao trabalho. Para Nunes, a proposta apresentada pela Sanepar na última quinta-feira (14) é a melhor opção dos servidores. Os grevistas já haviam recusado a mesma proposta.
Na segunda-feira (18), a Sanepar entrou com ação de dissídio coletivo no Ministério Público e protocolou pedido de retirada da proposta de reajuste salarial oferecida aos trabalhadores. A proposta rejeitada pelos trabalhadores previa reajuste escalonado variando entre 3,77% e 11,56%, dependendo da faixa salarial, além de manutenção do auxílio alimentação e outros benefícios sociais.
Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 20% referente a perdas da categoria anteriores a 2003. A paralisação começou no dia 11 e se espalhou por todo estado no dia 13. Desde a semana passada, o serviço mais afetado da Sanepar foi a leitura de hidrômetros.
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Sidônio fala em “cortina de fumaça” da extrema-direita nas redes ao tomar posse na Secom
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora