Os funcionários do Hospital Evangélico de Curitiba devem iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir das 13 horas de hoje. Uma reunião realizada ontem, entre o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc) e a Sociedade Evangélica Beneficente (SEB), que administra o hospital, terminou sem acordo.
Com o impasse, também devem parar os servidores do Centro Comunitário e do Centro de Especialidades, ambos do Bairro Novo. Os funcionários estão com o 13º salário e os vencimentos de dezembro de 2012 atrasados.
Durante a paralisação, o sindicato pretende manter 30% dos servidores trabalhando normalmente, como determina a legislação. Os casos de urgência e emergência também serão atendidos normalmente.
A SEB atribui o atraso no pagamento dos colaboradores à falta de repasses da prefeitura de Curitiba. A prefeitura, porém, informou ontem à tarde que os repasses atrasados já começaram a ser pagos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as dívidas chegavam a R$ 3,2 milhões. Na segunda-feira, pouco mais da metade deste valor - R$ 1,7 milhão - foi depositada nas contas da SEB, segundo a secretaria. Por conta do expediente bancário, o dinheiro deve estar disponível ao Evangélico hoje.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde informou que o superintendente de gestão da pasta conversou por telefone com a presidente do Sindesc e disse que os pagamentos atrasados começaram a ser quitados. A Secretaria ressalta que os repasses deixaram de ser efetuados na gestão passada e que os valores sequer tinham sido empenhados.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora