O sindicato dos funcionários do Metrô decidiu hoje em assembleia decretar greve na próxima terça-feira. O motivo é reajuste salarial.
Houve hoje a última rodada de negociações entre os funcionários e a empresa, mas as conversas não avançaram. O sindicato disse que haverá uma assembleia da categoria na noite de segunda-feira para avaliar eventuais propostas apresentadas pelo Metrô nos próximos dias.
"Estamos à disposição para negociar, mas a proposta da empresa é pior que o acordo coletivo atual. Também estamos colocando a possibilidade de catraca livre no lugar da greve. Ou seja, vamos trabalhar se a empresa deixar a população entrar de graça", diz Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente da entidade, ligado ao PSTU.
As principais reivindicações dos metroviários são aumento real do salário de 14,16%, reajuste de 24,3% no vale-refeição e aumento do vale-alimentação para R$ 382,71.
O Metrô ofereceu apenas a reposição da inflação, de 7,3%, sem aumento real ou reajuste nos benefícios. Em nota, a companhia afirma que "está fazendo todos os esforços para chegar a um acordo que evite prejuízos aos 4,6 milhões de usuários".
A última grande greve do Metrô foi em agosto de 2007, quando o rodízio de veículos foi suspenso por dois dias. Em 23 de maio do ano passado, a categoria também parou por um dia e o rodízio foi suspenso.Os funcionários da CPTM também estão em campanha salarial.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora