• Carregando...
Com salários atrasados, funcionários do Parque de Vila Velha ameaçam parar atividades | Josue Teixeira/Gazeta do Povo
Com salários atrasados, funcionários do Parque de Vila Velha ameaçam parar atividades| Foto: Josue Teixeira/Gazeta do Povo

Funcionários do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, devem paralisar as atividades nesta quarta-feira (15). Eles reivindicam o pagamento dos salários,atrasados desde o dia 7 deste mês. Os 24 trabalhadores sem pagamento são ligados ao Paraná Projetos, órgão do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) responsável pela gestão do atendimento ao público no Parque, como motoristas, funcionários da bilheteria e guias turísticos. O Paraná Projetos é responsável por esse serviço desde 2012.

Segundo a assessoria do IAP, houve um problema na liberação do orçamento equivalente a R$ 357 mil para o Parque, mas o dinheiro relativo ao último trimestre deve ser repassado nesta quarta-feira ao Paraná Projetos. A previsão é de que até a quinta-feira (16) os funcionários recebam o pagamento.

Um dos funcionários, que pediu para não ser identificado, informou que além dos salários atrasados, outros serviços do Parque foram prejudicados pela falta de pagamento a fornecedores, que estariam com os repasses atrasados há três meses. Segundo ele, dos quatro ônibus disponibilizados para transporte dos turistas pelos arenitos, Furnas e Lagoa Dourada, apenas dois estariam funcionando, por falta de combustível. “Nos disseram que o salário seria pago hoje, e não foi”, diz. A manifestação dos trabalhadores deve começar às 8h30. Em maio do ano passado, os funcionários do parque já haviam feito uma paralisação de dois dias por causa de atraso nos salários.

Crise

Em reportagem publicada no mês passado, a Gazeta do Povo mostrou que o antigo Museu de Geologia do Parque Estadual de Vila Velha, pronto desde 2007, ainda não começou a funcionar por problemas na gestão de recursos. Além disso, o governo planeja passar a administração desse e de outros parques estaduais para a iniciativa privada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]