Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Funcionários do Samu em Londrina ameaçam greve na próxima semana

Os funcionários terceirizados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contratados pelo Centro Integrado e Apoio Profissional (Ciap) de Londrina, Norte do Paraná, podem entrar em greve na semana que vem. Em assembléia, eles aprovaram na quinta-feira (16) indicativo de greve a partir de sexta-feira. A principal reivindicação é a equiparação de salário com os servidores municipais que também estão lotados no Samu. Dos 150 funcionários, só 40 são concursados. O Sindicato da Saúde alega que os terceirizados recebem um terço do salário dos servidores. "A população nem imagina o que acontece, mas, na mesma ambulância, tem um socorrista que ganha R$ 1,5 mil e um terceirizado que recebe R$ 500", disse Júlio Aranda, presidente do sindicato.

Em nota enviada à redação, o Ciap disse que respeita "todos os pisos das categorias de trabalho, conforme contrato de parceria". A entidade também afirmou que não foi notificada sobre as reivindicações e que elas precisam ser discutidas com a administração municipal e o Conselho de Saúde. Segundo a nota, o edital da licitação vencida pela empresa para explorar os serviços já tinham os salários definidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.