A prefeitura de Curitiba definiu a marca que usará para indicar as obras de construção do metrô. Nesta primeira fase, as cinco equipes técnicas que trabalham no trecho CIC Sul Santa Cândida já exibem nos uniformes, no equipamento de segurança e nas placas utilizadas a marca "Metrô Curitibano". No local funcionará a primeira linha do metrô, a Linha Azul. Os trabalhos começaram na região do bairro Pinheirinho em direção ao Santa Cândida. A previsão é que a primeira parte do metrô fique pronta para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil com Curitiba como uma das sub-sedes.
A marca leva as cores do brasão de Curitiba, verde e vermelho, e tem um "M" central cercado por um "C" e um cilindro verde, que representa o túnel por onde passará o novo meio de transporte, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.
A obra
De acordo com informações do site de notícias da prefeitura, a Linha Azul do metrô terá 22 quilômetros de extensão, entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. Em 19 quilômetros o sistema será subterrâneo. Na Avenida Winston Churchill haverá um trecho elevado de 500 metros, após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476.
Segundo o projeto, depois o metrô seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal CIC-Sul. A prefeitura afirma que no local será feito um complexo que terá pátio de estacionamento, centro de controle operacional e centro de manutenção, com acessos especiais para os veículos do metrô.
Estão previstas 21 estações de embarque e desembarque ao longo da Linha Azul, com distância média de 1 quilômetro entre elas. O veículo usado no metrô terá características leves com capacidade de transportar 1.150 passageiros em cada composição, formada por quatro carros motorizados. A previsão é que o sistema transporte 500 mil passageiros por dia.
Estudos
O consórcio Novo Modal, vencedor da licitação para execução do projeto básico, é o responsável pelos estudos preliminares para a compatibilização dos projetos existentes, como topográficos, geotécnicos, geológicos, hidrológicos e de interferência, projetos geométricos, de terraplenagem, de obras viárias subterrâneas, superestrutura ferroviária, de edificações (estações, terminais, centro de controle e prédio administrativo), sistemas fixos e material rodante e elaboração do orçamento.
De acordo com a prefeitura, nos próximos dias, a empresa Ecossistema, vencedora da licitação para o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), vai começar os trabalhos, que dependiam de dados que estão sendo levantados pelo consórcio encarregado dos estudos e projetos de engenharia.
A prefeitura, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), desenvolverá o estudo de viabilidade econômico-financeira. Já o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desenvolverá os projetos básicos de comunicação visual e projetos geométricos, sinalização horizontal, vertical, semafórica e paisagismo da via estrutural sob a qual o metrô será implantado.
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