O diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ETUFPR), Alípio Santos Leal Neto e o Diretor Superintendente da Fundação da UFPR (FUNPAR), Hélio Hipólito Simiema, divulgaram uma nota nesta terça-feira para rebater as denúncias do Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF), que consideram irregular os convênios entre a UFPR e entidades privadas para prestar serviços de educação a distância. Segundo o TCU, o convênio com o Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE) teria movimentado R$ 20 milhões, entre 2005 e 2006, sem prestações de contas.
No texto divulgado pela UFPR, os diretores consideram que a polêmica sobre a educação a distância na Escola Técnica "tem origem em denúncias caluniosas e vazias e que o assunto está sub judice". Os diretores afirmam que não vão aceitar passivamente o pedido do MPF para que a UFPR suspenda imediatamente a criação de novos cursos de educação à distância sem licitação.
Na quinta-feira (23), o MPF sugeriu que a UFPR tome providências na regulamentação das relações administrativas e financeiras entre ela e as entidades envolvidas. Para os diretores da ETUFPR e Funpar, "o Procurador da República comete grave equívoco ao mencionar que a situação envolvendo as instituições conveniadas já motivou inclusive a instauração de inquérito policial junto ao Departamento da Polícia Federal no Estado do Paraná, porque o inquérito refere-se a outras observações feitas pelo TCU sobre a administração geral da Universidade Federal do Paraná, que não envolvem a educação a distância".
Além da extensa nota oficial disponível no site da UFPR (www.ufpr.br), dirigentes das duas entidades estarão à disposição da imprensa numa coletiva programada para esta quinta-feira (30) às 11 horas, na Rua Comendador Franco, 2415, Jardim das Américas.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião