Semáforos instalados de Rotterdam , na Holanda, reduzem o tempo de espera para a travessia para ciclistas quando está chovendo.| Foto: Popupcity.net/Reprodução

O uso do big data no diagnóstico e planejamento das cidades parece ser um caminho sem volta. Grandes empresas de tecnologia, como o Google, aliás, provavelmente sabem mais sobre as cidades da atualidade que elas mesmas. Nesse contexto, os semáforos ganharam mais funcionalidades. A função de controlar os cruzamentos no trânsito passou a ser apenas o básico desses equipamentos. Conheça algumas das experiências em teste ou já instaladas na Holanda, país referência em ciclomobilidade:

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Na chuva

Em Rotterdam (foto acima), alguns semáforos equipados com sensores que detectam a chuva começaram a ser instalados em 2014. Basicamente, o que os equipamentos fazem é diminuir o tempo de espera para a travessia dos ciclistas que utilizam a ciclovia ou ciclofaixa de 3 minutos para apenas 40 segundos para que eles não se molhem muito.

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Prioridade

Em Assen, outra cidade holandesa, os semáforos dão prioridade aos ciclistas. Eles reconhecem, por meio de sensores, se o ciclista está vindo e trabalha o tempo de travessia do cruzamento de forma a dar prioridade para esse modal. Veja o vídeo do britânico David Hembrow, que tem estudado mobilidade desde 2006, sobre isso:

Alerta

Um sistema chamado BikeScout, da empresa holandesa Heijmans e em teste em algumas cidades, é uma boa opção para cruzamentos onde não há semáforos. Através de sensores, o equipamento calcula o tempo de aproximação de carros, pedestres e ciclistas num raio de 50 metros. Se houver risco de colisão, um conjunto de luzes instalado no asfalto e próximo do cruzamento pisca alertando o carro para que ele pare. O equipamento está em teste na cidade de Eindhoven, mas, em breve, deve chegar a outras cidades holandesas e da Europa. Para ser instalado, segundo informações do site Fast Company, o BikeScout custou 38 mil euros (ou R$ 155 mil), mas em localidades onde a taxa de acidentes de trânsito é alta o investimento pode valer a pena. Veja o vídeo: