A prefeitura de Curitiba contratou um estudo do International Finance Corporation (IFC), um braço do Banco Mundial no Brasil, para tentar equilibrar as contas do lixo na cidade. A ideia do executivo era buscar soluções para reduzir o lixo levado ao aterro sanitário de Fazenda Rio Grande.
Crise é oportunidade para Brasil rever gestão do lixo
Leia a matéria completaContratado por US$ 1,94 milhão (aproximadamente R$ 6,8 milhões na cotação atual), o projeto do IFC que aborda todo o ciclo do lixo da região já foi entregue. A proposta é de inserir estações de transbordo intermediárias para tratamento. Nesses pontos, haveria um tratamento preliminar e seria levado para o aterro sanitário apenas o que não pudesse ser aproveitado. À época da contratação, estimava-se que 30% dos resíduos aterrados em Fazenda Rio Grande poderiam, na verdade, ser reciclados.
Outra sugestão do projeto é que seja firmada uma parceria público-privada para coleta, transporte e tratamento do lixo, atribuindo no contrato metas de redução do lixo levado ao aterro. De acordo com o IFC, o projeto já está em análise interna da prefeitura.
Entenda o caso
Já se arrasta desde 2007 o processo burocrático que vai definir os rumos da destinação de lixo para Curitiba e região metropolitana. Como a proposta foi considerada tecnologicamente e legalmente ultrapassada, uma série de recursos judiciais impediu que a empresa vencedora da licitação, em 2009, assumisse o serviço.
Enquanto a questão era discutida, de forma morosa na Justiça, o consórcio metropolitano decidiu suspender e depois cancelar a licitação realizada, criando a condição jurídica necessária para iniciar um novo projeto. Como nada estava resolvido – e para não deixar as cidades que formam o consórcio sem ter para onde mandar o lixo coletado –, um contrato emergencial foi firmado, destinando cerca de 90% dos resíduos produzidos pelos municípios do consórcio para um aterro localizado em Fazenda Rio Grande. É a partir da análise do estudo do IFC que uma solução definitiva será implementada.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais