Duas linhas de metrô de Londres funcionarão durante toda a noite nos fins de semana a partir de 19 de agosto, anunciou nesta segunda-feira (23) o prefeito Sadiq Khan, concretizando finalmente um projeto muito aguardado.
As linhas Central e Victoria, que atravessam a cidade de leste a oeste e de norte a sul, respectivamente, serão as primeiras a funcionar 24 horas aos sábados e domingos. Nos meses posteriores a mesma medida deve ser adotada nas linhas Jubilee, Northern e Piccadilly. “O metrô à noite é absolutamente vital para meu plano de apoiar e aumentar a economia no horário noturno, criando mais empregos e oportunidades para todos os londrinos”, afirmou Khan, eleito há menos de um mês, em um comunicado.
“Os atrasos constantes com o prefeito anterior prejudicaram muito os londrinos”, completou o trabalhista Khan a respeito do antecessor, o conservador Boris Johnson.
Obras de transporte fazem de Londres a cidade mais congestionada do mundo
Leia a matéria completaAs negociações para compensar os funcionários que serão obrigados a trabalhar no serviço noturno foram marcadas por conflitos e greves. Os protestos atrasaram em um ano, de acordo com a previsão inicial, a adoção do sistema noturnos aos fins de semana. Segundo informações do jornal The Telegragh, os sindicatos ainda estão negociando com a Transport for London (TFL), empresa que administra os sistemas de transporte de Londres, as condições de trabalho dos engenheiros e técnicos que terão trabalhar no novo serviço. Cerca de 200 motoristas também estão participando de um programa de treinamento de 14 semanas para começar a operar os horários noturnos.
Um estudo mostrou que o metrô noturno criará 1.965 empregos permanentes, 265 na operação do serviço e 1,7 mil ao redor do mesmo. Além disso, ajudará a resolver o problema de deslocamento em Londres durante as noites de sábado e domingo, em uma cidade com táxis com preços elevados para muitos moradores. A estimativa é de que o novo horário do modal de transporte influencie na geração de mais 360 milhões de libras (ou R$ 1,8 bilhão) na economia de Londres. Ao Telegragh, a TFL informou que a demanda por viagens durante a madrugada está crescendo o equivalente ao dobro do ritmo das viagens diurnas e que a procura pelo ônibus noturno também cresceu, cerca 170% desde 2000.
Em uma enquete engraçada feito pelo Telegragh, 56% dos mais de 37 mil participantes se mostraram favoráveis à ideia do metrô 24 horas, dizendo que “sim, claro que vou usar o metrô. Vai mudar minha vida”. As outras opções da enquete eram: “talvez, depende de quanto eu beber” com 25%; “nem pensar, eu prefiro pegar um táxi”; e “metrô funcionando à noite? O que é isso?” com 13%.
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