Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
futuro das cidades

Paris vai sair do pior episódio de poluição em 10 anos

Paris sofre há mais de uma semana por uma nuvem de partículas finas no ar que superam o nível de alerta (80 microgramas/m3). | BERTRAND GUAY/AFP
Paris sofre há mais de uma semana por uma nuvem de partículas finas no ar que superam o nível de alerta (80 microgramas/m3). (Foto: BERTRAND GUAY/AFP)

Paris vai sair no fim de semana do pior e mais prolongado episódio de poluição invernal da última década, segundo a agência de monitoramento da qualidade do ar, que, no entanto, permanece prudente sobre as previsões para a próxima semana.“As emissões de partículas finas geralmente caem no fim de semana, pela redução do tráfego, e esperamos ventos que dispersarão uma parte da poluição”, afirmou à AFP Amélie Fritz, da Airparif.“Mas devemos permanecer vigilantes para a próxima semana”, em função da evolução das condições meteorológicas, completou.

Paris sofre há mais de uma semana por uma nuvem de partículas finas no ar que superam o nível de alerta (80 microgramas/m3). As autoridades adotaram várias medidas para frear a poluição, incluindo o rodízio de veículos e a gratuidade dos transportes públicos.

O episódio se deve a um aumento na emissão de partículas causado pelo tráfego e pela calefação com lenha, e por persistentes condições meteorológicas – clima frio e poucos ventos. O vento de sábado deve levar parte das partículas, que podem provocar asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares e câncer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é responsável por 42 mil mortes prematuras na França por ano.

Mesmo assim, o nível de poluição registrado em Paris esta semana (recorde de 146 partículas/m3 no dia 1 de dezembro) está muito abaixo dos registrados em cidades como Pequim e Nova Délhi. No início do mês, os indicadores de partículas finas no ar em Nova Délhi superaram pela primeira vez a barreira de 1.000 microgramas/m3, o que equivale a mais de 10 vezes os valores recomendados pela OMS.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.