Tem uma praça sem graça perto da sua casa? Já pensou em reunir a vizinhança ali, mas faltam bancos e outros apetrechos? Seus problemas acabaram. Um time da Better Block, fundação com foco em projetos comunitários com sede em Dallas, Texas, lançou no último dia 9 de outubro o Wikiblock, um kit completo de mobiliário urbano cujos projetos podem ser baixados gratuitamente da internet. Para construí-los basta levar os desenhos a uma marcenaria com tecnologia CNC, ou seja, capaz de cortar desenhos elaborados em painéis de compensando, por exemplo. Os móveis não precisam de cola, pregos ou parafusos. Basta seguir as instruções e encaixá-los. Ao todo são 30 produtos: bancos, cadeiras, jardineiras, quiosques inteiros, entre outros.
How Do I Build A Better Block? from Gensler Texas on Vimeo.
Quadras de futebol “tortas” conquistam crianças e adolescentes em Bangkok
Cobertura inflável protege população da poeira e barulho de 4 anos de obras
LEIA MAIS sobre boas ideias em Futuro das Cidades
Criado em 2010 por Jason Roberts e seus vizinhos, a Better Block transforma comunidades “one block at a time”, ou algo como “tijolo por tijolo”. Embora o kit do Wikiblock seja de móveis, a Better Block também tem rampas e “ilhas para pedestres” para facilitar uma travessia segura no trânsito, por exemplo.
Veja fotos dos produtos do Wikiblock
O foco são bairros onde esse tipo de melhoria viária e de infraestrutura urbana não chega. Com o apoio da Fundação Knight e a colaboração de instituições como a Universidade Estadual de Kent e empresas como o escritório RSP Architects, a entidade encoraja as pessoas a fazerem elas mesmas o que está faltando nas ruas.
As peças do Wikiblock foram testadas há algumas semanas numa parceria, o Cuyahoga Falls Better Block, em Kent, no estado de Ohio. Alunos da Faculdade de Arquitetura e Design Ambiental Brian Peter, da Universidade de Kent, foram apresentados a comerciantes locais e convidados a criar quiosques para um evento de dois dias. Eles foram encorajados a pensar além de uma simples tenda, algo mais como estruturas semi-permanentes e móveis. “Isso permitiu aos estudantes uma experiência da vida real. E permitiu que os empreendedores pudessem dar o passo seguinte de que precisavam sem todo o custo elevado associado a esse tipo de negócio”, explicou Roberts no material de divulgação do projeto.
Além do trabalho com o mobiliário urbano, a Better Block também faz trabalhos como a criação de plataforma de dados abertos que possam servir de inspiração para algum projeto comunitário, ou ainda a divulgação de boas iniciativas sustentáveis mundo afora.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink