Um grupo de profissionais de uma incorporadora e de uma agência de publicidade mapeou áreas em desuso em uma comunidade pobre e de alta densidade populacional chamada Khlong Toei, em Bangkok, Tailândia. Em um região que foi sendo ocupada de forma desordenada era natural que as áreas encontradas tivessem formatos irregulares. Mas esses eram os únicos espaços públicos possíveis de serem ocupados pela comunidade. Mesmo assim, o grupo achou que valeria transformá-los em quadras de futebol, o esporte mais popular na Tailândia.
LEIA MAIS sobre o Futuro das Cidades
ESPECIAL: Bala e Bola, o futebol nos três bairros mais violentos de Curitiba
O que Curitiba tem a aprender sobre terrenos vazios e prédios desocupados
Chamado de Unusual Football Field (ou campos de futebol fora do comum), o projeto foi desenvolvido pela incorporadora AP Thailand e pela agência CJ Worx. Segundo uma postagem da diretora de arte da agência, Nittaya Chananukul, em seu perfil no Facebbok, o projeto levou apenas quatro meses para ser concluído. Os terrenos foram limpos, cimentados e pintados, tentando manter uma certo lógica do futebol mesmo em espaços não retangulares.
Segundo um vídeo produzido pela iniciativa e também outras reportagens postadas em sites especializados em cidade e arquitetura, as quadras foram adotadas por crianças e adolescentes da região.
Veja o vídeo sobre o projeto (em inglês):
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios