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FUTURO DAS CIDADES

Uber aceitará dinheiro para pagamento de corridas em Curitiba

Além de dinheiro, motoristas parceiros da empresa podem aceitar pagamentos em cartão e PayPal | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Além de dinheiro, motoristas parceiros da empresa podem aceitar pagamentos em cartão e PayPal (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

Curitiba será a sétima cidade do país a ter carros do Uber aceitando pagamento em dinheiro. A novidade começa a partir do próximo dia 24, de forma gradativa até alcançar todos os usuários do aplicativo. Antes da capital paranaense, Salvador, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Goiânia e São Paulo já haviam adotado essa modalidade de pagamento. O objetivo da empresa é aumentar o universo de passageiros atendidos pela plataforma.

De acordo com Pedro Prochno, gerente de comunicação da empresa norte-americana no Brasil, a ideia surgiu após uma avaliação nas cidades do Nordeste. “Percebemos que 60% das pessoas encerravam o cadastro quando chegavam ao momento de informar os dados do cartão de crédito. Por isso, resolvemos testar para ver como seria essa experiência. Em uma semana, a quantidade de cadastros por lá cresceu 90%”, afirmou.

As três cidades nordestinas têm essa modalidade de pagamento desde o dia 11 de julho. As demais receberam na sequência. Em todas as 17 cidades brasileiras é possível pagar com cartão de crédito ou por meio de uma conta no PayPal – essa última opção passou a ser aceita no Brasil no dia 11 de agosto, quase três anos após o início nos dez primeiros países. A parceria com a PayPal possibilitou a ampliação do leque de bandeiras de cartão de crédito aceitas em um carro do Uber.

Prochno explicou que os motoristas parceiros não precisarão fazer desembolsos à companhia. “O próprio aplicativo irá deduzir do repasse semanal o valor devido pela utilização do software nas transações com dinheiro”.

Regulamentação

Prochno também comentou as tentativas de regulamentação do aplicativo no país. No último dia 15, o Ministério Público Federal (MPF) defendeu a regulamentação federal do serviço de transporte individual Uber. “Achamos que as regulamentações precisam ser feitas para beneficiar toda a indústria e não só uma empresa, e que pensem nas pessoas e nas cidades. Mas temos que lembrar sempre da Polícia Nacional de Mobilidade Urbana, que já prevê o transporte individual de passageiros, exatamente o que os motoristas parceiros fazem”.

Sobre o fato de o prefeito Gustavo Fruet ter afirmado que a pauta do Uber não é prioritária para a cidade por ter um universo de usuários proporcionalmente pequeno quando comparado com o do transporte coletivo, o porta-voz da empresa norte-americana no Brasil relativizou o comentário.

“Em fevereiro deste ano, mostramos que mais de um milhão de pessoas haviam baixado o aplicativo da Uber somente no Brasil. Agora, estamos abrindo a possibilidade de pagamento em dinheiro e também do PayPal [o que vai aumentar a quantidade de usuários]. Além disso, às vezes, há zonas da cidade que não são atendidas pelo transporte coletivo e a Uber pode ser esse facilitador paras complementar a viagem.”

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