Era para ser uma viagem de 20 minutos, nos seis quilômetros que separam o Imperial Hall da Millfields Road, em Londres. Mas a volta para a casa do bartender Daniel Kaizen, no último domingo (28), virou uma dor de cabeça, quando ele checou seu aplicativo Uber, na manhã seguinte, e descobriu que o motorista havia rodado por 32 quilômetros até chegar em sua casa, em uma viagem que custou mais de R$ 500. A história, confirmada pela rede britânica BBC, vai contra os preceitos do aplicativo, de fazer sempre o trajeto mais inteligente (menor ou mais rápido) entre dois pontos.
A história ganhou projeção depois que o rapaz publicou a tela do aplicativo em seu Twitter, com a rota percorrida. A rede BBC conversou com um porta-voz local do Uber, que informou que o dinheiro já foi devolvido. “Estamos investigando exatamente o que aconteceu nesta situação e já reembolsamos o usuário”, diz a nota da empresa.
O Uber ainda destacou que possui um sistema “transparente de rotas”, que registra histórico de todas as suas viagens, com direito a mapa. De forma que é possível resolver algum problema ocasionado por uma rota inapropriado, por exemplo.
A viagem foi na madrugada de domingo, depois que Kaizen comemorou seu último dia de trabalho no bar Loves Company. Saiu de lá alcoolizado, e só checou a viagem no dia seguinte, quando estava “de ressaca”. Foi quando percebeu a conta de 102 libras. Em seu simulador oficial, o aplicativo estima que a viagem entre estes dois pontos deve variar entre nove e 12 libras.
Em reais, seria o equivalente a cobrar R$ 529 em uma viagem de R$ 46. Já em São Paulo, uma viagem com esta mesma distância e duração custaria R$ 15,6, pelo UberX. Fosse oito vezes e meia mais cara, como ocorreu com o bartender, ficaria em R$ 132,60.