O gabarito da prova do Vestibular de Verão 2012 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) deve sair até o fim desta manhã, de acordo com os organizadores do concurso. Já a lista de aprovados, deve ser divulgada na próxima quinta-feira a partir das 11 horas. Na comemoração, haverá banho de lama e festa com direito a trio elétrico com banda - no estacionamento alternativo da universidade, que fica na esquina da Rua Imaculada Conceição com a Rua Guabirotuba, ao lado do módulo da Polícia Militar.
O concurso vestibular da PUCPR aconteceu ontem, das 13 às 19 horas. Os portões, que seriam fechados às 12h40, só foram cerrados às 12h50. Os dez minutos de tolerância foram concedidos, de acordo com a organização do concurso, por causa da chuva e do trânsito da região. Mesmo assim, 27 candidatos chegaram atrasados e não puderam entrar.
O número total de faltosos, segundo a assessoria de imprensa da PUCPR, ficou em 1.780, um índice de 8% em relação ao número total de candidatos. Ao todo, 21.892 candidatos se inscreveram para o concurso que oferece 9.970 vagas em 66 cursos de graduação.
O Vestibular da PUCPR foi aplicado nos câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Toledo e Joinville (SC). Em Curitiba, a prova também foi realizada no Colégio Paranaense.
Avaliação
O novo formato do vestibular da PUCPR, com o concurso sendo feito em um só dia, e em um só período, foi aprovado pelos candidatos que conversaram com a reportagem da Gazeta do Povo.
A prova teve ao todo seis horas de duração e os vestibulandos tiveram de responder 60 questões objetivas divididas entre as disciplinas de História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia. Além disso, eles tiveram de elaborar uma redação entre 15 e 20 linhas.
De acordo com o pró-reitor administrativo e de desenvolvimento da PUCPR, Nélio Mauro Aguirre de Castro, haverá uma avaliação, mas a tendência é que este novo formato seja aplicado novamente nos concursos vestibulares subsequentes. "A tendência é manter este tipo de prova", disse.
Os vestibulandos consideraram o tempo destinado a prova suficiente. Segundo os candidatos, ainda, o nível de dificuldade do concurso foi "médio". "Não estava difícil, mas também não estava fácil. O tempo também não foi apertado", disse Victor Alexandre Régis, 17 anos, que tenta uma vaga em Design Gráfico.
"Foi tranquilo. Melhor fazer a prova assim do que em dois dias, que é muito mais cansativo. Deu para descansar no sábado e domingo de manhã antes de vir e não faltou tempo para resolver as questões", afirmou Ana Maria Silva, 19 anos, candidata a uma vaga no curso de Administração.
"O tema da redação não foi nada que assustasse. O tempo de prova também foi tranquilo. É só não entrar em desespero", comentou Tálita Priscila Silvestre, 19 anos, candidata a uma vaga no curso de Direito. O tema da redação deste ano foi educação. Os estudantes, depois de ler uma reportagem da Gazeta do Povo, tiveram de dar sugestões de como melhorar o ensino.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião