O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado ontem em todo o país sob clima de tranqüilidade. De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, instituição responsável pelo exame, não foi registrado qualquer tipo de incidente grave durante as provas, em todo o país. O balanço do número de faltantes, porém, só deve ser divulgado na quarta-feira. O gabarito e o conteúdo da prova já estão na internet e podem ser acessados pelo site www.inep.gov.br.
No Paraná, cerca de 150 mil estudantes, de 53 municípios, se inscreveram para o Enem 52% a mais do que no último ano. O número nacional de inscritos chegou a 3 milhões, o dobro de 2004, devido à obrigatoriedade da participação no Enem para inscrição no programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo aos universitários.
Para Juliane Mari de Oliveira, de 18 anos, a prova de ontem não estava fácil. "É um teste de atenção, porque a prova é toda interpretativa", disse Juliane. A jovem perdeu a inscrição para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que usa a nota do Enem como critério de desempate, mas tem esperança de conseguir uma vaga numa faculdade particular por meio do ProUni. Já a estudante Laura Parolin, de 17 anos, estava mais tranqüila em relação ao resultado da prova. "Só vou usar para o vestibular da Federal e sei que não faz muita diferença."
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião