O distrito de São João do Oeste, em Cascavel, no Oeste do Paraná está em alerta deste a quarta-feira (25). Quatro propriedades rurais da área está sendo monitoradas pela Secretaria de Estado do Abastecimento e Agricultura (Seab), Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, pois há suspeita de que o rebanho bovino na região apresenta sinais de raiva, transmitida por morcegos.

CARREGANDO :)

Um caso já foi confirmado. Na fazenda de Lúcio Karvat, na localidade de Linha Rio Bonito, quatro vacas holandesas foram sacrificadas e enterradas para evitar contaminação.

Produtores que tiveram contato com animais sob suspeita de contaminação foram encaminhados a um posto de saúde para avaliação médica. Técnicos prepararam armadilhas para capturar os morcegos. Parte deles será encaminhada à análise em Curitiba. Os demais capturados recebem aplicação de uma pasta venenosa que provoca a morte deles e de outros morcegos.

Publicidade

A médica veterinária Priscila Lanialo, da Secretaria Municipal de Agricultura, explica que os sinais da raiva são salivação excessiva e sintomas neurológicos. Segundo ela, o animal treme bastante e não consegue se levantar. Técnicos percorrem propriedades para orientar os produtores a vacinar todos os tipos de rebanhos, além de cães e gatos.