O distrito de São João do Oeste, em Cascavel, no Oeste do Paraná está em alerta deste a quarta-feira (25). Quatro propriedades rurais da área está sendo monitoradas pela Secretaria de Estado do Abastecimento e Agricultura (Seab), Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, pois há suspeita de que o rebanho bovino na região apresenta sinais de raiva, transmitida por morcegos.
Um caso já foi confirmado. Na fazenda de Lúcio Karvat, na localidade de Linha Rio Bonito, quatro vacas holandesas foram sacrificadas e enterradas para evitar contaminação.
Produtores que tiveram contato com animais sob suspeita de contaminação foram encaminhados a um posto de saúde para avaliação médica. Técnicos prepararam armadilhas para capturar os morcegos. Parte deles será encaminhada à análise em Curitiba. Os demais capturados recebem aplicação de uma pasta venenosa que provoca a morte deles e de outros morcegos.
A médica veterinária Priscila Lanialo, da Secretaria Municipal de Agricultura, explica que os sinais da raiva são salivação excessiva e sintomas neurológicos. Segundo ela, o animal treme bastante e não consegue se levantar. Técnicos percorrem propriedades para orientar os produtores a vacinar todos os tipos de rebanhos, além de cães e gatos.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora