O bloco Garibaldis e Sacis faz sua "estreia" na Rua Marechal Deodoro neste domingo. O tradicional grupo de pré-carnaval, que marcou história no Largo da Ordem, integra pela primeira vez o calendário oficial do carnaval de Curitiba. O desfile das oito escolas de samba da cidade acontece no dia 1.º de março.
Para comemorar seus 15 anos de existência, uma convidada pernambucana: a Orquestra Contemporânea de Olinda é a grande atração da primeira "saída" dos foliões, marcada para as 15 horas. Ruas do entorno da Arena pré-carnaval, como está sendo chamado o espaço no Centro de Curitiba, estarão bloqueadas a partir das 14 horas.
Para o maranhense Itaércio Rocha, um dos fundadores do grupo, a volta à Marechal após 16 anos "valoriza as origens do carnaval curitibano". Para o bem da primeira folia do ano, os integrantes do Garibaldis e Sacis fazem um pedido: que todos, durante a folia, usem amarelo e vermelho, as cores do bloco.
"Regras"
O carnaval deixa a Avenida Cândido de Abreu, no centro Cívico. Para chegar à Marechal, no entanto, algumas "regras" foram estabelecidas pela organização, a cargo da prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba: não será permitido, por exemplo, entrar na Arena pré-carnaval com garrafas e latas de bebidas. Outra medida de precaução é em relação à venda de bebidas alcoólicas, que será interrompida 40 minutos antes do horário previsto para o fim do desfile dos blocos. A Guarda Municipal e seguranças particulares estarão acompanhando todo o evento. Revistas deverão ser feitas nos foliões.
As próximas saídas do bloco Garibaldis e Sacis acontecem nos domingos seguintes, dias 16 e 23. No dia 22, o bloco leva a festa até o Sítio Cercado.
Frevo
Convidada especial, a Orquestra Contemporânea de Olinda surgiu em 2008, do encontro entre músicos de frevo e de expressivos nomes da nova geração musical pernambucana. Com o primeiro disco, homônimo, ganhou a indicação ao Grammy Latino 2009 na categoria de Melhor Álbum de Música Regional Brasileira.
O show do grupo foi considerado um dos melhores de 2008 pelo jornal O Globo e conquistou meia página de elogios em crítica no The New York Times, após concerto com ingressos esgotados no Lincoln Center (NY), em 2010.