Calendário
Confira as datas de apresentações do bloco Garibaldis e Sacis:
25 de janeiro
Avenida Marechal Deodoro.
7 de fevereiro
Avenida São José dos Pinhais, no bairro Sítio Cercado.
8 de fevereiro
Avenida Marechal Deodoro, com a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda.
Os eventos são gratuitos, com início às 15 horas.
Com calor, música e muita diversão, o bloco Garibaldis e Sacis deu início ontem à tarde ao pré-carnaval de Curitiba. A partir das 15 horas, o bloco transformou a Avenida Marechal Deodoro na "Arena Pré-Carnaval", embalada ao som das tradicionais marchinhas de carnaval. Segundo a Polícia Militar, 3 mil pessoas acompanhavam a folia por volta das 16h30. A expectativa era de um público de 5 mil foliões no início da noite.
Adereços na cabeça e no pescoço foram as escolhas dos poucos foliões que optaram em ir fantasiados à festa. A maior parte apostou nas roupas leves e coloridas para amenizar o calor, mesmo com o céu encoberto. Muitos foliões participantes seguiam à frente do carro de som pelo centro da avenida, mas houve os que preferiram acompanhar a festa da calçada.
Um deles foi o engenheiro Jefferson Matias. Morando em Curitiba há menos de um ano, ele soube do evento no início da tarde, pela tevê, e resolveu participar. "Moro na Galeria Tijucas, que é perto, então resolvi descer", disse exibindo a camiseta oficial do bloco comprada pouco antes.
Foliã de muitos carnavais, a vendedora Sonia Ferreira levou os dois filhos, a nora e três netos à avenida. Trajava uma fantasia à qual deu o nome de "Viúva Alegre". As crianças estavam vestidas de abelha e super-heróis. "É um esquenta para o carnaval. Vou desfilar pelo Rancho das Flores da Melhor Idade", brincou.
A fantasia também caiu no gosto de alguns rapazes. O médico Emerson Barbosa, participou da festa pela terceira vez e, neste ano, fantasiado de mulher. A namorada, Maisa Cardoso, aprovou o figurino. "Está muito divertido. Tem gente que pede para tirar fotos e ele até já foi paquerado, acho que convenceu."
Luiza Basso, estudante de arquitetura, era uma das poucas fantasiadas que seguiram a sugestão de tema "tradicional" do evento. Ela resgatou uma fantasia da mãe de 20 anos atrás e estava fazendo bonito na pele de colombina.
Mais festa
O desfile de ontem foi o primeiro do Garibaldis e Sacis neste ano. O bloco vai se apresentar em outras duas datas : 7 de fevereiro no Sítio Cercado, na Avenida São José dos Pinhais, e 8 de fevereiro, outra vez na Marechal Deodoro, com o reforço da Orquestra Contemporânea de Olinda.
O bloco homenageia os irmãos e ex-integrantes da bateria Israel Machado e Gilberto Machado Fomo, mortos em 2014. A camiseta oficial do Garibaldis e Sacis traz outra homenagem, desta vez ao humorista mexicano Roberto Balaños. Criador dos personagens Chaves e Chapolin, ele morreu ano passado.
Veja as imagens:
Garibaldis e Sacis
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora