Um garoto indonésio de 11 anos morreu de gripe aviária, disse o Ministério da Saúde nesta sexta-feira, elevando o número de mortes em decorrência da doença para 50 no país.
O menino morreu na segunda-feira no hospital Tulungagung, na província de Java Oriental, disse Runizar Ruesin, chefe do centro de informações sobre gripe aviária do ministério.
Testes em dois laboratórios locais confirmaram que ele tinha gripe aviária, disse ele.
- Ele teve contato com frangos mortos. Os frangos morreram em sua casa - declarou Ruesin à Reuters, acrescentando que o ministério enviaria funcionários à região onde o garoto vivia para investigar.
A Indonésia tem a maior taxa de mortes de seres humanos por gripe aviária do mundo. Sem incluir essa última, o vírus H5N1 matou 144 pessoas no mundo inteiro, diz a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O vírus H5N1 afeta principalmente as aves, mas especialistas temem que ele possa sofrer mutação e tornar-se capaz de matar milhões de pessoas em uma pandemia global.
A Indonésia tem sido criticada por não se esforçar o suficiente para combater a doença, endêmica em aves na maior parte das províncias do arquipélago.