A Polícia Ambiental de Umuarama capturou na tarde de quinta-feira (27) um animal silvestre que havia invadindo um galinheiro em Maria Helena (na região Noroeste do Paraná). Trata-se de um gato maracajá (Leopardus wiedii), felino que está na lista das espécies ameaçadas divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo o tenente Alcimar Crecêncio, animal apresenta aparência saudável. "O gato foi encaminhado para avaliação de um veterinário para posterior soltura em reserva ambiental longe dos limites urbanos", explicou o policial.
O felino, que é nativo da região se alimenta de pequenos roedores, aves, frutas e sementes. É semelhante à jaguatirica, porém menor e com cauda mais longa. O animal pode ser encontrado em regiões da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Aves são apreendidas
Ainda em Maria Helena, a polícia ambiental encontrou quatro aves silvestres sendo mantidas ilegalmente em cativeiro. A ação ocorreu após uma denúncia. Um papagaio e três maracanãs foram apreendidos e encaminhados para reabilitação. A infratora foi enquadrada no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais que prevê pena de detenção e multa.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião