A Gazeta do Povo inicia, nesta quinta-feira (4), a campanha “A liberdade fortalece a verdade”, em defesa da liberdade de expressão. O objetivo é conscientizar a opinião pública sobre os riscos dos ataques à liberdade de expressão para a democracia e para os brasileiros.
A liberdade de expressão está no DNA da Gazeta do Povo e é inclusive uma das convicções que norteiam todo o trabalho feito pelos nossos jornalistas. Nós acreditamos que "apenas em um ambiente no qual vigora a liberdade de expressão o homem pode desenvolver o uso da razão, especialmente por meio do debate honesto de ideias sobre as mais diversas questões". Você pode ler mais sobre a nossa opinião a respeito da liberdade de expressão neste link, e conhecer as convicções publicadas pela Gazeta do Povo em 2017, nesta página especial.
Por esse motivo, a campanha “A liberdade fortalece a verdade” contará com uma série de conteúdos para ajudar a refletir e a encontrar soluções democráticas para o cenário de perseguição à manifestação legítima da opinião que o país enfrenta há alguns anos.
Com os pretextos de “combate a fake news” e “defesa da democracia”, os brasileiros têm assistido a uma série de abusos de diferentes autoridades contra a liberdade de expressão, antes vistos apenas em períodos de governos autoritários como o da ditadura militar: deputados e senadores silenciados; veículos de informação e opinião censurados; pessoas investigadas sem saber o motivo, sem direito de defesa e do devido processo legal; censura prévia a conteúdos jornalísticos e documentários; entre outros.
Esses excessos, além de violar os direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal, podem ter o efeito contrário da intenção alegada, impedindo que a realidade dos acontecimentos seja conhecida. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não tem a compreensão da extensão do perigo.
Para ajudar no debate, a Gazeta do Povo preparou uma série de conteúdos didáticos que explicam o valor histórico e cultural da liberdade de expressão:
- Curso exclusivo ministrado por Guilherme Döring Cunha Pereira, CEO da Gazeta do Povo e Doutor em Direito, sobre o debate histórico da liberdade de expressão até as polêmicas recentes que envolvem o Judiciário brasileiro;
- Entrevistas inéditas com Rodrigo Constantino e Flávio Gordon, colunistas da Gazeta do Povo que sofreram represálias de plataformas e autoridades por questionarem o avanço sobre a liberdade no Brasil;
- E-book gratuito com o resumo da obra "Sobre a Liberdade", escrito pelo filósofo John Stuart Mill, um livro essencial para compreender a necessidade da liberdade de expressão em uma sociedade livre e democrática;
- Notícias, análises e editoriais da Gazeta do Povo enviados por e-mail sobre temas que vão da liberdade de expressão até a defesa da vida e a valorização da família.
Para participar, basta se inscrever no site da campanha.
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Bolsonaro diz que Congresso é mais importante que STF e pode reverter inelegibilidade
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião