Formação
Aposta nos novos talentos
A aposta na qualidade vai além dos produtos. Está no programa de desenvolvimento em jornalismo, mantido por todo o GRPCom, e também na preocupação com o preparo dos novos profissionais. O Talento Jornalismo, programa de trainee do grupo, chegou ao sétimo ano fechando parceria com o Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Parte das aulas do programa de quatro meses é ministrada em São Paulo, na sede do IICS, com professores reconhecidos internacionalmente. Neste ano, 1.500 jornalistas de todo o Brasil disputaram as 35 vagas do Talento Jornalismo.
Blogosfera
Confira alguns dos novos blogs que estrearam no site da Gazeta do Povo em 2011:
- Ir e vir de bike: Tem o objetivo de discutir o uso das bicicletas nas cidades, seja como meio de locomoção, esporte ou lazer. Tem, em média, 2 mil acessos por post, mas já teve picos de 15 mil.
- Família na China: Conta as aventuras e diferenças culturais sob a ótica de uma família brasileira vivendo na China.
- Baixa Gastronomia: Criado para divulgar bares, restaurantes e lanchonetes com bons pratos a preços populares.
- Turistando: Blog para divulgar o turismo no estado. Tem versões em português, inglês e espanhol.
- Rádio Música Curitibana: Uma rádio web com o objetivo de divulgar a música curitibana.
A comemoração dos 93 anos da Gazeta do Povo ocorre hoje em um momento em que o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) faz uma aposta clara na informação de qualidade, aquela que é capaz de transformar a sociedade e levá-la a patamares mais altos de desenvolvimento. Como veículo que deu origem ao grupo, a Gazeta do Povo vive intensamente essa premissa. Desde o último aniversário, o jornal passa por um processo de integração multimídia, com a fusão de suas equipes de impresso e on-line, que resultou em mais qualidade para o público. Exemplo disso são a editoria de vídeos e a ampliação do número de blogs que dão força ao conteúdo atualizado ao longo de todo o dia no site do jornal.
A convergência entre o jornalismo impresso e on-line, iniciada em 2006, agora se consolida com a integração. "Mudamos de newspaper para a produção de conteúdos multimeios", explica Silvia Zanella, chefe de redação para plataformas digitais. A Gazeta do Povo pode ainda ser lida em dispositivos móveis tablets e smartphones. As novidades também surgiram no meio mais conhecido pelos paranaenses, o impresso.
Em 2011, houve consolidação da revista Bom Gourmet e o surgimento dos títulos Viver Bem Casa & Decoração e Viver Bem Moda & Beleza, com circulação às quintas-feiras. Também no ano passado, jornalistas do jornal passaram a ter participações diárias na programação da ÓTV, o canal de tevê a cabo do GRPCom. A série Entrevistas saiu das páginas e do site do jornal para as paredes do Museu Oscar Niemeyer, em uma exposição que segue em cartaz até 26 de fevereiro.
Este ano, grandes coberturas estão programadas.Em julho, uma equipe de fotógrafos e jornalistas da Gazeta do Povo vai acompanhar os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres. "Somos um jornal do Paraná, mas sabemos que o nosso leitor quer e precisa de informações que extrapolam os limites do estado. Queremos que o leitor consiga entender o espírito do tempo em que vive a partir da leitura de cada edição", afirma a diretora de redação, Maria Sandra Gonçalves. Em outubro, os leitores terão a cobertura completa das eleições municipais, com a reedição do Candibook, uma base de dados on-line que apresenta o perfil de todos os candidatos e, assim, abastece o leitor com informação de qualidade para uma escolha consciente.
Classificados
O jornal completa mais um aniversário orgulhando-se de ter a confiança dos paranaenses. Afinal, nenhum esforço pela difusão da informação faz sentido se a mensagem não chegar a quem exerce o papel mais importante no processo de comunicação, o público. A ligação dos leitores com o jornal ganhou força com as bandeiras que a Gazeta defendeu ao longo de sua história dos royalties de Itaipu ao avanço da segurança pública, passando pela defesa da ética na política. Esse relacionamento não está somente no jornalismo. Os Classificados se tornaram uma marca do jornal para os paranaenses. O caderno é responsável por grande parte da venda avulsa e por alavancar 25% das vendas de domingo. "Somos a principal referência do estado neste setor", diz a gerente de Classificados, Simone Lima. A cada domingo há, em média, 8,5 mil ofertas na versão impressa.
Diretora comercial, Luciana Lima afirma que a Gazeta é um dos únicos jornais do país que conseguiu manter forte a oferta de vagas de empregos. Todos os domingos, cerca de 12 páginas são dedicadas a esse tipo de anúncio.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião