Parte da equipe de integração (da esquerda para a direita): Marcos Tavares, Eduardo Aguiar, Rhodrigo Deda, Audrey Possebom, Sandra Gonçalves, Silvia Zanella, Andrea Sorgenfrei. Atrás: Jorge Olavo, Nelson Souza Filho, Silvio Ribeiro e Roberto Couto| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

De seis páginas a maior jornal do Paraná

Benjamin Lins e De Plácido e Silva lan­­çaram, em 3 de fevereiro de 1919, o primeiro exemplar da Ga­­zeta do Povo. Um jornal com apenas seis páginas, sem nenhuma foto e com metade de seu espaço ocupado por anúncios publicitários. Quando completou 43 anos, a Editora Gazeta do Povo foi comprada pelos empresários Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski. Na época, a publicação estava em terceiro lugar na preferência dos leitores paranaenses e enfrentava dificuldades financeiras. Mas Le­­man­­ski e Cunha Pereira apostaram no negócio e no crescimento e modernização do Paraná.

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Comercial já está unificado

No departamento comercial da Gazeta do Povo a integração entre internet e impresso já é uma realidade desde abril de 2009. Segundo o gerente co­­mercial Gui­­lherme Viei­­ra, a Gazeta do Povo foi um dos primeiros jornais brasileiros a apresentar ao mercado este novo con­­ceito. "Nos­­sa proposta é levar informação, seja ela jornalística ou publicitária, onde o leitor estiver, independente da plataforma." Na avaliação da vice-presidente da RPC, Ana Amélia Filizola, o re­­sul­­tado é bastante positivo. "Por um lado, a equipe que trabalhava com o impresso aprendeu rapidamente a pensar em bytes. E o grupo da internet entendeu que a união ia aumentar o seu lastro também."

Equipe

214 pessoas formam hoje a redação da Gazeta do Povo, de um total de 677 funcionários da editora.

> 153 jornalistas

> 24 fotógrafos e programadores visuais

> 20 paginadores

> 6 ilustradores

> 5 infografistas

> 3 revisores

> 3 digitadores

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Veja que a história da Gazeta do Povo na internet começou em 1996

A Gazeta do Povo celebra hoje seu 91.º aniversário e, em meio às comemorações, se prepara pa­­ra mais uma grande mudança. Este será o ano da integração no maior jornal do Paraná. Dentro de alguns meses, as equipes de jornalismo impresso e on-line serão reunidas em uma só redação, formando um grupo de mais de 200 pessoas, focadas na produção de conteúdo jornalístico para as duas plataformas.

O processo de convergência entre os dois meios começou ainda em 2006, quando as duas equipes passaram a ocupar um mesmo espaço físico e trabalhar o planejamento e a produção de alguns conteúdos de maneira integrada. Agora, um grupo de 18 profissionais (das diversas áreas envolvidas) trabalha na definição de um modelo de integração completa. Um exercício pelo qual já passaram vários jornais ao redor do mundo – como os americanos The New York Ti­­mes e Daily News e o britânico The Guar­­dian – mas que ainda é in­­ci­­piente na grande maioria dos veículos brasileiros.

A editora-executiva para internet, Silvia Zanella, explica que não existe uma metodologia pronta para essa união, e que o foco do estudo do grupo está na manutenção da identidade de cada meio. "A Gazeta do Povo hoje é feita em dois tempos: em cerca de 20 horas de atualização diária, para o site, e na edição impressa do dia seguinte", diz. "Nosso grande desafio será fazer essa engrenagem funcionar perfeitamente, obedecendo esses dois tempos de uma forma integrada sem anular os perfis e as naturezas dos meios."

Uma orquestra

Inicialmente, os 33 profissionais que trabalham hoje para a Gazeta do Povo On-line serão distribuídos nas áreas afins da redação do jornal impresso. "Vamos trabalhar como uma orquestra, na qual os músicos tocam instrumentos diferentes mas que precisam estar em perfeita harmonia", compara a editora.

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A vice-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Ana Amélia Filizola, vê a consolidação da integração das equipes de jornalismo como o fechamento de um importante ciclo na Gazeta do Povo – iniciado em 2008 com o novo projeto gráfico e editoral do jornal. "Nosso grande foco está no leitor, em acompanhá-lo nos di­­versos momentos do seu dia, seja pelo computador, no jornal impresso, no telefone celular ou nos novos tablets", diz a vice-presidente. "Esse é o futuro que vemos para os jornais. Pelo valor da sua informação, a credibilidade e a força da marca Gazeta do Povo."

Pilotos

Um primeiro "teste" para a junção das equipes foi iniciado no fim do ano passado, com a integração das equipes on-line e do jornal impresso das editorias de Esporte e Vestibular. Para Silvia, a experiência está contribuindo para identificar os gargalos que precisam ser vencidos, mas também as oportunidades que se abrem com o novo formato.

Para o editor de Esportes da Gazeta do Povo, Leonardo Men­­des Júnior, o grande desafio do novo modelo está sendo ajustar a velocidade de pensamento e planejamento dos trabalhos para cobrir os dois meios. "A equipe tem uma cultura forte do impresso, que tem um ritmo diferente da web. Mas aos poucos vamos nos acostumando a pensar nos dois caminhos", diz. "Além disso, já existe uma base de conhecimento para o jornal muito forte. A internet, ao con­­trá­­­­rio, está acontecendo, mu­­dando diariamente."