Estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito “Religião e Política - uma relação perigosa”, que será ministrado pelo professor Paulo Cruz – mestre em Ciências da Religião, docente nas disciplinas de Filosofia e Sociologia, colunista da Gazeta do Povo e uma das principais vozes sobre questões raciais no Brasil.
No total, o curso terá duas horas de duração e será dividido em quatro aulas/módulos com aproximadamente 30 minutos cada. As aulas abordarão aspectos como as razões que tornam complexa a relação entre religião e política; a relação da mentalidade pós-moderna com a religião, bem como os motivos pelos quais o envolvimento de pessoas religiosas com a política pode ser tão nocivo; o conceito de política como idolatria; e proposições para contornar essa perigosa simbiose.
As aulas serão liberadas entre os dias 17 e 26 de novembro, e as inscrições podem ser feitas até 15 de novembro.
De acordo com Paulo Cruz, o curso destina-se a todas as pessoas interessadas em filosofia, teologia, política e religião.
“A importância do curso está em mostrar o caráter contraditório e até nocivo que existe na relação direta entre religião e política. A religião sempre teve um papel profético em relação à política, pois esta, não poucas vezes, investiu contra a religião e a fé. Religiosos, principalmente líderes, têm uma tendência a se deixarem seduzir por políticos que lhes sinalizem afinidade ou mesmo alguma vantagem. E isso nunca acabou bem”, afirma o professor.
Como participar
Para acessar gratuitamente as aulas, basta cadastrar seu e-mail clicando aqui. No dia 17 de novembro, os usuários cadastrados receberão um e-mail com o link para assistir à primeira aula e da mesma forma ocorrerá com os módulos seguintes de acordo com as datas abaixo:
Aula 01: Antecedentes históricos antigos: Bíblia, Grécia e khans mongóis – 17/11
Aula 02: Religião e política no mundo pós-moderno – 19/11
Aula 03: Política como idolatria – 24/11
Aula 04: A Política da Fé – 26/11
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora